Avaliação do desempenho dos docentes do curso de especialização em ecologia e intervenções ambientais

Autores

  • Maurício Guimarães Guedes Instituto Sócio-Ambiental do Baixo Sul da Bahia – Terraguá
  • Ramiro Moradillo Mello Universidade Federal da Bahia. UNIJORGE.

Palavras-chave:

desempenho docente, estratégias de ensino, aprendizagem ativa

Resumo

O estudo objetiva avaliar a qualidade do desempenho docente com base nas informações obtidas junto aos alunos do Curso de Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais. Parte-se do pressuposto de que a participação dos alunos como sujeitos dos currículos e do aprendizado os habilita a exercer o papel de avaliadores e de parceiros da construção de um novo processo, devendo, portanto, ser envolvidos nas ações de mudança do desempenho das instituições de ensino. Para o levantamento de dados da pesquisa foi utilizado um questionário. O questionário contemplou 12 variáveis de conduta docente, sendo dividido em dois blocos: CONHECIMENTOS E DIDÁTICA e ATITUDES E PROCEDIMENTOS, e uma questão sobre o que o curso poderia fazer para contribuir com um melhor aprendizado dos conteúdos. Os resultados indicaram a necessidade de investimento do corpo docente em estratégias de ensino mais condizentes com as necessidades e interesses dos alunos, principalmente aquelas relacionadas com a aprendizagem ativa. A pesquisa apontou também que os docentes têm uma preocupação em manter uma boa relação professor-aluno, o que facilita a aprendizagem, e que há necessidade de ajustes simples nos procedimentos para melhoria do desempenho geral.

Biografia do Autor

Maurício Guimarães Guedes, Instituto Sócio-Ambiental do Baixo Sul da Bahia – Terraguá

Bacharel em Turismo e Administração Hoteleira. Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Instituto Sócio-Ambiental do Baixo Sul da Bahia – Terraguá. Especialista em Ecologia e Intervenções Ambientais pela UNIJORGE.

Ramiro Moradillo Mello, Universidade Federal da Bahia. UNIJORGE.

Bacharel e Licenciado em Biologia – UFBA. Professor de Ciências da Natureza PROJOVEM – SABERES DA TERRA. Especialista em Ecologia e Intervenções Ambientais pela UNIJORGE.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. de; FLEITH, D. S. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 105-110, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22310.pdf>. Acesso em: 5 set. 2009.

ANDERE, Maira Assaf; ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. R. Cont. Fin., São Paulo, v. 19, n. 48, p. 91-102, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcf/v19n48/v19n48a08.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009.

BOCLIN, Roberto. Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 959-980, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a04.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009.

CUNHA, L. A. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior - estado e mercado.Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 88, p. 795-817, Especial - out. 2004.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n88/a08v2588.pdf>. Acesso: 10 set. 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2007. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/censo/2007/Resumo _tecnico_2007.pdf>. Acesso em: 5 set. 2009.

SANTOS, S. C. dos. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 69-82, jan./mar. 2001.

SCHWARTZMAN, S.; A revolução silenciosa do ensino superior. In: DURHAM, Eunice Ribeiro; SAMPAIO, Helena. O ensino superior em transformação. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES/USP), 2000. p. 13-30.

UNIJORGE. Cursos. Ecologia e Intervenções Ambientais. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2009.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

Guedes, M. G., & Mello, R. M. (2009). Avaliação do desempenho dos docentes do curso de especialização em ecologia e intervenções ambientais. Candombá, 5(1), 179–189. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/648

Edição

Seção

Artigos