Avaliação do desempenho dos docentes do curso de especialização em ecologia e intervenções ambientais
Palabras clave:
desempenho docente, estratégias de ensino, aprendizagem ativaResumen
O estudo objetiva avaliar a qualidade do desempenho docente com base nas informações obtidas junto aos alunos do Curso de Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais. Parte-se do pressuposto de que a participação dos alunos como sujeitos dos currículos e do aprendizado os habilita a exercer o papel de avaliadores e de parceiros da construção de um novo processo, devendo, portanto, ser envolvidos nas ações de mudança do desempenho das instituições de ensino. Para o levantamento de dados da pesquisa foi utilizado um questionário. O questionário contemplou 12 variáveis de conduta docente, sendo dividido em dois blocos: CONHECIMENTOS E DIDÁTICA e ATITUDES E PROCEDIMENTOS, e uma questão sobre o que o curso poderia fazer para contribuir com um melhor aprendizado dos conteúdos. Os resultados indicaram a necessidade de investimento do corpo docente em estratégias de ensino mais condizentes com as necessidades e interesses dos alunos, principalmente aquelas relacionadas com a aprendizagem ativa. A pesquisa apontou também que os docentes têm uma preocupação em manter uma boa relação professor-aluno, o que facilita a aprendizagem, e que há necessidade de ajustes simples nos procedimentos para melhoria do desempenho geral.
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