Noção de fotossíntese

obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência

Autores

  • Rosiléia Oliveira de Almeida Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Palavras-chave:

obstáculos epistemológicos, pluralidade filosófica;, noção de fotossíntese, educação em ciência

Resumo

Analisa como as diversas doutrinas filosóficas manifestaram-se ao longo da construção da noção de fotossíntese, destacando os obstáculos epistemológicos envolvidos no domínio progressivo da racionalidade. Discute resultados de estudos descritivos envolvendo discursos de estudantes sobre a noção de fotossíntese, os quais indicam a persistência, ao longo da escolaridade, de explicações vagas e superficiais sobre a fotossíntese entre os alunos, devido, por um lado, à freqüente abordagem superficial do fenômeno no ensino fundamental, restringindo-se apenas “ao que entra” e “ao que sai” da planta e, por outro lado, à abordagem detalhista e mnemônica da terminologia científica criada para descrever o processo, especialmente no ensino médio, descuidando-se da compreensão dos seus aspectos orgânicos fundamentais do ponto de vista fisiológico, ecológico e evolutivo, bem como da regulação cognitivo-afetiva pelos alunos de seu processo pessoal e coletivo de construção da noção de fotossíntese.

Biografia do Autor

Rosiléia Oliveira de Almeida, Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Jorge Amado – FJA. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

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Publicado

2005-01-11

Como Citar

Almeida, R. O. de. (2005). Noção de fotossíntese: obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência. Candombá, 1(1), 16–32. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/603

Edição

Seção

Artigos