Noção de fotossíntese
obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência
Palavras-chave:
obstáculos epistemológicos, pluralidade filosófica;, noção de fotossíntese, educação em ciênciaResumo
Analisa como as diversas doutrinas filosóficas manifestaram-se ao longo da construção da noção de fotossíntese, destacando os obstáculos epistemológicos envolvidos no domínio progressivo da racionalidade. Discute resultados de estudos descritivos envolvendo discursos de estudantes sobre a noção de fotossíntese, os quais indicam a persistência, ao longo da escolaridade, de explicações vagas e superficiais sobre a fotossíntese entre os alunos, devido, por um lado, à freqüente abordagem superficial do fenômeno no ensino fundamental, restringindo-se apenas “ao que entra” e “ao que sai” da planta e, por outro lado, à abordagem detalhista e mnemônica da terminologia científica criada para descrever o processo, especialmente no ensino médio, descuidando-se da compreensão dos seus aspectos orgânicos fundamentais do ponto de vista fisiológico, ecológico e evolutivo, bem como da regulação cognitivo-afetiva pelos alunos de seu processo pessoal e coletivo de construção da noção de fotossíntese.
Referências
ALMEIDA, Maria José P. M. de. Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, Gaston. As diversas explicações metafísicas de um conceito. In:____. A filosofia do não. Tradução por Joaquim José Moura Ramos. 5. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1991. p. 19-38.
BACHELARD, Gaston. A noção de perfil epistemológico. In:____ . A filosofia do não. Tradução por Joaquim José Moura Ramos. 5. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1991. p. 39-48.
CANGUILHEM , Georges. Sobre a história das ciências biológicas depois de Darwin In:____. Ideologia e racionalidade nas ciências da vida. Lisboa: Edições 70, 1977. p. 91-106.
COMPIANI, Maurício. A dinâmica discursiva nas salas de aula de ciências. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM , CULTURA E COGNIÇÃO: REFLEXÕES PARA O ENSINO, 2, Belo Horizonte, 2003. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2003. 12 p.
CURTIS, Helena. Como as plantas capturam energia do sol. In:____. Biologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977. p. 122-137.
PURVES, William K. et al. Fotossíntese: energia do sol. In: . Vida: a ciência da biologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 136-153.
SOUZA, Suzani Cassiani de; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência & Educação, Piracicaba, v. 8, n. 1, p. 97- 111, 2002.