Noção de fotossíntese

obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência

Autores/as

  • Rosiléia Oliveira de Almeida Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Palabras clave:

obstáculos epistemológicos, pluralidade filosófica;, noção de fotossíntese, educação em ciência

Resumen

Analisa como as diversas doutrinas filosóficas manifestaram-se ao longo da construção da noção de fotossíntese, destacando os obstáculos epistemológicos envolvidos no domínio progressivo da racionalidade. Discute resultados de estudos descritivos envolvendo discursos de estudantes sobre a noção de fotossíntese, os quais indicam a persistência, ao longo da escolaridade, de explicações vagas e superficiais sobre a fotossíntese entre os alunos, devido, por um lado, à freqüente abordagem superficial do fenômeno no ensino fundamental, restringindo-se apenas “ao que entra” e “ao que sai” da planta e, por outro lado, à abordagem detalhista e mnemônica da terminologia científica criada para descrever o processo, especialmente no ensino médio, descuidando-se da compreensão dos seus aspectos orgânicos fundamentais do ponto de vista fisiológico, ecológico e evolutivo, bem como da regulação cognitivo-afetiva pelos alunos de seu processo pessoal e coletivo de construção da noção de fotossíntese.

Biografía del autor/a

Rosiléia Oliveira de Almeida, Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Jorge Amado – FJA. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

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Publicado

2005-01-11

Cómo citar

Almeida, R. O. de. (2005). Noção de fotossíntese: obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência. Candombá, 1(1), 16–32. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/603

Número

Sección

Artigos