A influência do reducionismo genético nas concepções de professores sobre a variedade de orientações sexuais

Autores/as

  • Valter Forastieri Cova Centro Universitário Jorge Amado
  • Liziane Martins Universidade Federal da Bahia. Universidade do Estado da Bahia.

Palabras clave:

Reducionismo genético, concepção de professores, orientação sexual

Resumen

A variedade de orientações sexuais (VOS) desperta interesse tanto na comunidade científica como na sociedade em geral. Discussões sobre este tema ganham vigor ao buscar na genética seu arcabouço teórico. Todavia, apesar de importante, a discussão sobre a existência de fatores genéticos na causação da VOS geralmente é contaminada pelo reducionismo genético. Assim, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar a influência do reducionismo genético nas concepções de professores. A partir da análise de questionários, respondidos por vinte professores do ensino Médio, constatou-se que em muitos casos a visão do gene como fator causal principal é o dominante na concepção destes profissionais.

Biografía del autor/a

Valter Forastieri Cova, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Jorge Amado. Ensina nos cursos de especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais e de Pedagogia da UNIJORGE.

Liziane Martins, Universidade Federal da Bahia. Universidade do Estado da Bahia.

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Ensina nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.

Citas

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Publicado

2013-01-22

Cómo citar

Cova, V. F., & Martins, L. (2013). A influência do reducionismo genético nas concepções de professores sobre a variedade de orientações sexuais. Candombá, 9(1), 57–63. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/695

Número

Sección

Artigos