A influência do reducionismo genético nas concepções de professores sobre a variedade de orientações sexuais

Authors

  • Valter Forastieri Cova Centro Universitário Jorge Amado
  • Liziane Martins Universidade Federal da Bahia. Universidade do Estado da Bahia.

Keywords:

Genetic reductionism, teachers conception, sexual orientation

Abstract

The variety of sexual orientations (VSO) arouses much interest in the scientific community and society. Discussions on this topic are marked to gain in genetics its theoretical support. Despite its importance, the discussion about the existence of genetic factors in the causation of VSO is usually contaminated by genetic reductionism. We conducted this study in order to examine the influence of genetic reductionism in the teachers’ conception. From the analysis of questionnaires answered by twenty high school teachers, we found that in many cases the vision of the gene as a principal causal factor is dominant in the conception of these teachers.

Author Biographies

Valter Forastieri Cova, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Jorge Amado. Ensina nos cursos de especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais e de Pedagogia da UNIJORGE.

Liziane Martins, Universidade Federal da Bahia. Universidade do Estado da Bahia.

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Ensina nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.

References

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DIONOR, G. A.; MARTINS, L.; FORASTIERI, V. Variedade de Orientações Sexuais: uma proposta de intervenção educativa escolar. In: III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2013, Salvador. III Seminário Enlaçando Sexualidades: Direito, Educação, Gênero, Religião e Direitos Humanos. Salvador: EDUNEB, 2013.

EL-HANI, C. N.; MOREIRA, L. M. A.; SOUZA, A. L. M.; et al. Conflitos e perspectivas nas relações entre biologia e cultura. Interfaces, v. 1, n. 1, p. 28-39, 1997.

FORASTIERI, V. História da ciência e a diversidade de orientações sexuais: natureza, cultura e determinismo. Candombá: Revista Virtual, v. 1, n. 1, p. 1-15, jan./jun. 2005.

____ . Orientações Sexuais, Evolução e Genética. Candombá: Revista Virtual, v. 2 n. 1, p. 50-60, jan./jun. 2006.

FORASTIERI, V.; MARTINS, L. Dificuldades enfrentadas por professores para a abordagem do tema Orientação Sexual nas escolas: lições para a formação dos professores. Candombá: Revista Virtual, v. 6, n. 2, p. 187-201, jul./dez., 2010.

LEWONTIN, R. C.; ROSE, S.; KAMIN, L. Genética e política. Lisboa: Biblioteca Universitária. Publicações Europa-América, 1984.

SARKAR, S. Genetics and Reductionism. 1. ed. United Kingdom: Cambridge University Press, 1998.

Published

2013-01-22

How to Cite

Cova, V. F., & Martins, L. (2013). A influência do reducionismo genético nas concepções de professores sobre a variedade de orientações sexuais. Candombá, 9(1), 57–63. Retrieved from https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/695

Issue

Section

Artigos