O modelo de controle de constitucionalidade previsto no direito brasileiro

Authors

  • Sueli Sampaio Damin Custódio Universidade Federal da Bahia

Keywords:

Modelos Teóricos, controle de leis, controle de constitucionalidade, Modelo Brasileiro, Kelsen.

Abstract

Examinarei neste trabalho a relação entre o positivismo jurídico e o modelo de controle de constitucionalidade previsto na constituição de 1988, buscando mostrar o redimensionamento político do judiciário depois da implantação da nova ordem constitucional e as dificuldades do mesmo em assumir o novo papel em função da tradição jurídica brasileira. Tal tradição será analisada a partir do patrimônio teórico predominante no direito brasileiro, o Positivismo jurídico e mais, especificamente, a partir das teorias de Hans Kelsen. Como ponto de partida, mostrarei de que maneira a teoria kelseniana influencia o direito brasileiro e como define os limites de ação dos órgãos judicantes. Uma vez demonstrada a influência acentuada desse patrimônio teórico, apontarei as conexões entre o modelo de controle de constitucionalidade e o fortalecimento político do judiciário na carta constitucional de 1988. Essas conexões serão estabelecidas a partir do estudo normativo sobre os modelos de controle de constitucionalidade.

References

ARANTES, Rogério Bastos. O controle de constitucionalidade das leis no Brasil: a construção de um sistema híbrido. Dissertação de Mestrado em Ciência Política, Universidade de São Paulo, 1994.

ARANTES, Rogério Bastos. Judiciário e Política no Brasil. São Paulo: Editora Sumaré, 1997.

BALEEIRO, Aliomar. O Supremo Tribunal Federal, esse outro desconhecido. Rio de Janeiro: Forense, 1968.

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 1989 BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de filosofia do Direito. São Paulo: Ícone, 1995(a).

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995(b).

BITTENCOURT, Lúcio. O controle jurisdicional da constitucionalidade das leis. Rio de Janeiro: Forense, 1968.

CAPPELLETTI, Mauro. O controle judicial de constitucionalidade das leis no Direito comparado. Porto Alegre: Fabris, 1984.

CAPPELLETTI, Mauro. O acesso à justiça e a função do jurista em nossa época, RePro, n. 61, 1990.

CORREA, Oscar Dias. O Supremo Tribunal Federal, Corte Constitucional do Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

DALLARI, Dalmo de Abreu. O poder dos juízes. São Paulo: Saraiva, 1996. FAORO, Raymundo. Assembléia constituinte, a legitimidade recuperada. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

FARIA, José Eduardo (Org.). Direito e justiça; a função social do Judiciário. São Paulo: Editora Ática, 1989.

FARIA, José Eduardo (Org.). A crise do direito numa sociedade em mudança. Brasília: Editora UNB, 1988

FARNSWORTH, Allan. Introdução ao sistema jurídico dos Estados Unidos. Rio Janeiro: Forense, 1963.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Poder Judiciário na Constituição de 1988; Judicialização da Política ou politização da justiça, Revista da Procuradoria Geral do Município de São Paulo, n. 1, 1994.

FERRAZ JR., Tércio Sampaio. A ciência do direito. São Paulo: Atlas, 1977.

FERRAZ JR., Tércio. O judiciário frente à divisão dos poderes: um princípio em decadência? Revista USP, Dossiê Judiciário, n. 21, 1994.

IMMERGUT, Ellen M. As regras do jogo: a lógica da política da saúde na França, na Suiça e na Suécia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 30, fev. 1996. KELSEN, Hans. Teoria geral do direito e do estado. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito: introdução à problemática do direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

MELO, Osvaldo Aranha Bandeira de. A teoria das constituições rígidas. 1934. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2004.

NUNES, Castro. Teoria e prática do poder judiciário. 1943.

QUEIROZ, Cristina. Judicialização da política ou politização da Justiça. in: Actos Políticos no Estado de Direito.

TEMER, Michel. Elementos de direito constitucional. São Paulo: Editora RT, 1989.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994.

Published

2009-11-11

How to Cite

Custódio, S. S. D. (2009). O modelo de controle de constitucionalidade previsto no direito brasileiro. Seara Jurídica, 2(2), 101–132. Retrieved from https://publicacoes.unijorge.com.br/searajuridica/article/view/425

Issue

Section

Artigos