Proposta de sistematização transdisciplinar do processo de avaliação continuada do curso de Direito das Faculdades Jorge Amado

Authors

  • Dante Augusto Galeffi Universidade Federal da Bahia

References

DELORS, Jacques (Org.). Um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.

ABRECHT, Roland. Avaliação Formativa. Tradução: José Carlos Tunas Eufrásio. Rio Tinto/Portugal: Edições ASA, 1994.

APEL, Karl-Otto. Estudos de moral moderna. Tradução Benno Dischinger. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, c1985, 1999.

ASSMANN, Hugo & MO SUNG, Jung. Competência e sensibilidade solidária. Cap. 6 Competência e solidariedade: renovação do discurso pedagógico. Educar para a esperança. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 209-225.

BERGER, Peter L. & LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento; trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução Newton Aquiles Vonzuben. São Paulo: Editora Moraes, 1974.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 9.ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23.ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 7.ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GALEFFI, Dante Augusto. Ética em manipulações genéticas: um problema de metaconsciência histórica planetária. In: Regimes epistemológicos nas pesquisas em educação: sentidos, contextos, validades e possibilidades. Relatório de Pesquisa Bolsa PRODOC 2000-2002. Salvador: Quarteto, 2002, p. 258-271.

GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar & Educar. Inquietações pensantes. Salvador: Quarteto Editora, 2003.

GALEFFI, Dante Augusto. O Ser-sendo da Filosofia: uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender Filosofia. Salvador: EDUFBA, 2001.

HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Tradução: Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e Diferença. In: Heidegger — Conferências e Escritos Filosóficos, Coleção Os Pensadores; tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p 177-202.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução Márcia de Sá Cavalcante. Rio de Janeiro: Vozes, 1996 — Parte I e II. (Coleção Pensamento humano)

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Uma prática em construção da pré-escola à universidade. 18ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 1993.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 4ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.

KRISHNAMURTI, Juddi. A única revolução. Tradução Hugo Veloso, Moacir Amaral e Raquel Fernandes. Rio de Janeiro: Terra sem caminho, 2001.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. Editora Cortez, São Paulo, 1995.

LURIA, Alexander Romanovich. O cérebro humano e a atividade consciente. In: VIGOTSKI, L. S. et alli. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria de Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001.

MAY, Rollo. O homem à procura de si mesmo. Tradução Áurea Brito Weissenberg. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.

MÉNDEZ, Àlvarez & JUAN, Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução: Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artemed Editora, 2002.

PERRENOUD, Phillipe. A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica. Tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artemede Editora, 2002.

PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PERRENOUD, Phillipe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Phillipe. Novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, Phillipe. Prática pedagógica, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Dom Quixote, 1994.

PIAGET, Jean & GRÉCO, Pierre. Aprendizagem e Conhecimento. Tradução de Equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria R. da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O corpo e a linguagem. In: Revista de Comunicação e Linguagens, nº 10/11. Lisboa: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), 1990.

SANTOS, Jilvania Lima dos. Uma abordagem polilógica do sentido para uma interpretação do contexto atual da cultura em chave fenomenológica. In: Revista QVinto Império, Revista de cultura e literaturas de língua portuguesa/ Gabinete Português de Leitura. n.º 16, Salvador: Quarteto, 2002.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Cap. V. Responsabilidade moral, determinismo e liberdade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975, p.91-113.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (Psicologia e Pedagogia).

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998. – (Psicologia e Pedagogia)

WEIL, Pierre e TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

ZABALLA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZAJDSZNAJDER, Luciano. Ética, estratégia e comunicação. Na passagem da modernidade à pós-modernidade. Capítulos 9 e 10. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p. 212-251.

Published

2009-02-03

How to Cite

Galeffi, D. A. (2009). Proposta de sistematização transdisciplinar do processo de avaliação continuada do curso de Direito das Faculdades Jorge Amado. Seara Jurídica, 1(1), 1–42. Retrieved from https://publicacoes.unijorge.com.br/searajuridica/article/view/415

Issue

Section

Artigos