Educação a distância

concepções dos alunos de Biologia das Faculdades Jorge Amado

Autores

  • Joilma da Silva Almeida Faculdades Jorge Amado

Palavras-chave:

Educação a distância, Biologia, concepções de estudantes

Resumo

A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que vem crescendo significativamente no Brasil e no mundo. No intuito de trazer uma abordagem teórica acerca da EAD, este trabalho faz uma análise e discussão sobre as concepções dos alunos do curso de Biologia das Faculdades Jorge Amado, objeto de pesquisa deste trabalho. Constatou-se que a maioria dos alunos preocupa-se com a validade dos cursos em EAD e se o mercado de trabalho absorve esses profissionais. Além disso, existe ainda a preocupação sobre o nível de aprendizado. A maioria dos alunos acha também complicado estudar biologia na modalidade EAD, pois, para estes alunos, as aulas práticas e de campo ficariam comprometidas. Desta forma, dezoito alunos disseram que não fariam um curso de Biologia na modalidade à distância. Percebe-se, então, que, embora a educação a distância seja somente mais uma opção de ensino – e que vem crescendo fortemente no Brasil e no mundo – a predileção pelo ensino presencial ainda é consideravelmente forte.

Biografia do Autor

Joilma da Silva Almeida, Faculdades Jorge Amado

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado. Supervisora Administrativa do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância.

Referências

ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (Org). Educação a distância. São Paulo: Futura, 2003.

BRASIL/MEC/SEED. Decreto nº 2494. Brasília, 1998.

BRASIL/MEC/SEED. Decreto nº 5.622. Brasília, 2005.

BRASIL/MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL/MEC/SEED. Portaria normativa nº 2, Brasília, 2007.

FILATRO, Andréa. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia – volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.

PAGANO, Luís Antonio Neves. A importância do ensino a distância – “EAD” como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica TSEDAKAH em Dias D´Ávila - Bahia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2002.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 57, jan./mar. 1993.

Downloads

Publicado

2007-02-13

Como Citar

Almeida, J. da S. (2007). Educação a distância: concepções dos alunos de Biologia das Faculdades Jorge Amado. Candombá, 3(1), 112–123. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/624

Edição

Seção

Artigos