As contribuições dos endocrinologistas para a prática docente
o professor e o livro didático amenizando a distância social por meio da linguagem
Palavras-chave:
Sistema Endócrino, médicos, professores de Ciências, barreira linguística, cotidianoResumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo das ideias médicas a respeito do que é essencial um cidadão conhecer sobre o Sistema Endócrino. Além disso, pretende-se verificar quais de suas expectativas e ou indagações mais se aproximam das encontradas nos livros didáticos de sétima série do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico quanto às consequências das barreiras linguísticas, na vida dos cidadãos; a análise da adequação da abordagem do Sistema Endócrino em livros didáticos; e, ainda, a aplicação de um roteiro de entrevista estruturada direcionada a vinte médicos endocrinologistas. Como síntese, pode-se verificar que existem barreiras linguísticas entre médicos e pacientes, que poderiam ser amenizadas se o professor de Ciências contextualizasse o assunto, relacionando-o ao cotidiano dos estudantes.
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