Educação contemporânea e currículo escolar

alguns desafios

Autores

  • Ivanê Dantas Coimbra Faculdades Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave:

currículo, concepções de currículo, Biologia, formação de professores

Resumo

O texto ressalta a necessidade de se repensar o modelo cartesiano-newtoniano que vem historicamente respaldando a concepção e a prática curriculares, diante do novo significado da educação e do conhecimento na contemporaneidade. Aborda três referenciais conceptuais, tomando-os como base para uma reflexão crítica acerca dos currículos dos cursos de Biologia. Neste caso, enfatiza a importância de uma concepção contemporânea que englobe, ao lado da dimensão científica, uma perspectiva sociocultural e ética do currículo, através de uma abordagem interdisciplinar.

Biografia do Autor

Ivanê Dantas Coimbra, Faculdades Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Professora da disciplina Estudo das Organizações Curriculares, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das FJA. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. In: ______. O paradigma educacional emergente. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2002. p. 135-207.

RIBEIRO, V. M. B. A construção do conhecimento, o currículo e a escola básica. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 58, abr./jun.1993.

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Publicado

2006-01-10

Como Citar

Coimbra, I. D. (2006). Educação contemporânea e currículo escolar: alguns desafios. Candombá, 2(1), 67–71. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/612

Edição

Seção

Artigos