Educação contemporânea e currículo escolar
alguns desafios
Palavras-chave:
currículo, concepções de currículo, Biologia, formação de professoresResumo
O texto ressalta a necessidade de se repensar o modelo cartesiano-newtoniano que vem historicamente respaldando a concepção e a prática curriculares, diante do novo significado da educação e do conhecimento na contemporaneidade. Aborda três referenciais conceptuais, tomando-os como base para uma reflexão crítica acerca dos currículos dos cursos de Biologia. Neste caso, enfatiza a importância de uma concepção contemporânea que englobe, ao lado da dimensão científica, uma perspectiva sociocultural e ética do currículo, através de uma abordagem interdisciplinar.
Referências
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. In: ______. O paradigma educacional emergente. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2002. p. 135-207.
RIBEIRO, V. M. B. A construção do conhecimento, o currículo e a escola básica. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 58, abr./jun.1993.