Educação em saúde
é possível adentrar a escola?
Palabras clave:
Limitações, Possibilidades, Educação em Saúde, Contexto escolar, Revisão bibliográficaResumen
A saúde no contexto educacional é tema de ampla investigação. Quando relacionada às experiências educativas organizadas no ambiente formal e não formal de aprendizagem, com a finalidade de proporcionar oportunidades para a construção de conhecimentos teóricos e práticos em prol da saúde individual e coletiva, é tratada como educação em Saúde (eS). Neste contexto, este trabalho objetivou compreender as possibilidades e limitações da eS ser tratada na escola, de modo a empoderar os indivíduos à promoção da saúde. Empregando a técnica do estado da Arte, analisou-se 35 artigos do banco de dados ScieLO, para compor o objeto de investigação deste estudo. Pode-se constatar que a eS na escola é possível, desde que se invista na formação de educadores para que adotem metodologias capazes de incluir o contexto histórico, social, político, ambiental, biológico etc. da saúde.
Citas
ADHIKARI, P.; JOSHI, S.; BARAL, D. et al. Otite Média Crônica Supurativa em crianças de uma escola particular urbana do Nepal. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 75, n. 5, p. 669-672, 2009.
ALMEIDA-FILHO, N. de; JUCÁ, V. Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse. Ciência e Saúde Coletiva, v. 7, p. 879-889, 2002.
ARCIERI, R. M.; ROVIDA, T. A. S.; LIMA, D. P. et al. Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal. Educar em Revista, n. 47, p. 301-314, 2013.
BESERRA, E. P.; PINHEIRO, P. N. C.; BARROSO, M. G. T. Ação educativa do enfermeiro na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: uma investigação a partir das adolescentes. Escola Anna Nery, v. 12, n. 3, p. 522-528, 2008.
BOORSE, C. On the distinction between disease and illness. Philosophy and Public Affairs, v. 5, n. 1, p. 49-68, 1975.
____ . Health as a theoretical concept. Philosophy of Science, v. 44, n. 4, p. 542- 573, Dec. 1977.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. SUS: avanços e desafios. Brasília: CONASS, 2006.
BRITO, A. K. A.; SILVA, F. I. C. da; FRANCA, N. M. de. Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde em Debate, v. 36, n. 95, p. 624-632, 2012.
BUSS, P. M. Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Caderno de Saúde Pública, v. 15, suppl. 2, p. S177-S185, 1999.
CAMARGO JÚNIOR, K. R. de. Biomedicina, saber e ciência: uma abordagem crítica. São Paulo: Hucitec, 2003.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CARVALHO, G. S. de; DANTAS, C.; RAUMA, A. et al. Health education approaches in school textbooks of 16 countries: biomedical model versus health promotion. In: Proceedings of the IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbook, University of Tunis, Tunis, 7-10 February 2007, p. 380-392, 2007.
CATALÁN, V. G.; SALA, R. M. J.; BEGUER, C. A. La educación para la salud: una propuesta fundamentada desde el campo de la docencia. Enseñanza de las ciencias, v. 11, n. 3, p. 289-296, 1993.
DAIGLE, K.; HEBERT, E.; HUMPHRIES, C. Children’s understanding of health and health-related behavior. Education, v. 128, n. 2, p. 237-247, Winter, 2007.
FIGUEIREDO, T. A. M. de; MACHADO, V. L. T.; ABREU, M. M. S. de. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 397-402, 2010.
GONÇALVES, F. D.; CATRIB, A. M. F.; VIEIRA, N. F. C.; et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 24, p. 181-192, 2008.
HOYOS, M. L.; OCHOA, D. A. R.; LONDOÑO, C. R. Revisión crítica del concepto “psicosomático” a la luz del dualismo mente-cuerpo. Pensamiento Psicológico, v. 4, n. 10, p. 137-147, 2008.
IANNI, A. M. Z. Entre o biológico e o social: um estudo sobre os Congressos Brasileiros de Epidemiologia, 1990-2002. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 11, n. 1, p. 24-42, 2008.
KEYES, C. L. M. Promoting and protecting mental health as flourishing: a complementary strategy for improving national mental health. American Psychologist, v. 62, n. 2, p. 98-108, feb./mar. 2007.
LEONELLO, V. M.; L’ABBATE, S. Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, n. 19, p. 149-166, 2006.
LIBERAL, E. F.; AIRES, R. T.; AIRES, M. T.; et al. A Escola segura. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. s155-s163, 2005.
MARCONDES, R. S. Um estudo sobre educação em saúde nas escolas das Filipinas. Revista de Saúde Pública, v. 5, n. 1, p. 103-109, 1971.
____ . Educação em saúde na escola. Revista de Saúde Pública, v. 6, n. 1, p. 89-96, 1972.
MARTINS, I. S.; ALVARENGA, A. T.; SIQUEIRA, A. A. F. et al. As determinações biológica e social da doença: um estudo de anemia ferropriva. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 21, p. 73-89, 1987.
MARTINS, L.; SANTOS, G. S. dos; EL-HANI, C. N. Abordagens de saúde em um livro didático de Biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 249- 283, 2012.
MARTINS, L. Saúde no Contexto Educacional: as abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente usado no ensino médio brasileiro. 2011. 174 f. Dissertação (Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NASCIMENTO, L. C.; AMARAL, M. J.; SPARAPANI, V. de C. et al. Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 3, p. 764-769, 2011.
OLIVEIRA, M. A. C.; EGRY, E. Y. A historicidade das teorias interpretativas do processo saúde-doença. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 34, n. 1, p. 9-15, mar. 2000.
OLIVEIRA, M. D. da S.; PAGGOTO, V.; MATOS, M. A. de. et al. Análise de fatores associados à não aceitação da vacina contra hepatite B em adolescentes escolares de baixa renda. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 5, p. 1247-1252, 2007.
OLIVEIRA, H. M. de; GONÇALVES, M. J. F. Educação em Saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 6, p. 761-763, 2004.
PLANCHARD, E. A Investigação Pedagógica. 2. ed. Belém: UNESPA, 1975.
REIGOTA, M. O estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.
SABOIA, V. M.; VALENTE, G. S. C. A prática educativa em saúde nas consultas de enfermagem e nos encontros com grupos. Revista de Enfermagem Referência, v. III, n. 2, p. 17-26, 2010.
SANTOS, L. L. de. C. P. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 15-49, 2003.
SANTOS, M. G. dos; DIAS, A. G. P.; MARTINS, M. M.. Conhecimento e uso da medicina alternativa entre alunos e professores de primeiro grau. Revista de Saúde Pública, v. 29, n. 3, p. 221-227, 1995.
SANTOS, M. G. dos; MOREIRA, M. M.; MALAQUIAS, M. L. G. et al. Educação em saúde em escolas pública de 1º grau da periferia de Belo Horizonte, MG, Brasil: I - avaliação de um programa relativo à esquistossomose. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 35, n. 6, p. 563-572, 1993.
SILVEIRA, R. E. da; REIS, N. A. dos; SANTOS, A. da S. et al. Oficinas com professores: educação em saúde para o manejo com adolescentes. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. spe. 2, p. 169-174, 2012.
SILVERIO, M. R.; PATRICIO, Z. M. O processo qualitativo de pesquisa mediando a transformação da realidade: uma contribuição para o trabalho de equipe em educação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 1, p. 239-246, 2007.
SOUZA, K. R. de; ROZEMBERG, B.; SHARAPIN, M. et al. O desenvolvimento compartilhado de impressos como estratégia de educação em saúde junto a trabalhadores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, n. 2, p. 495-504, 2003.
TREZZA, M. C. S. F.; SANTOS, R. M. dos; SANTOS, J. M. dos. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 16, n. 2, p. 326-334, 2007.
VALADÃO, M. M. Saúde na escola: um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. 2004. 154 f. Tese (Doutorado em Serviços de Saúde) – Departamento de Prática de saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.