O etnoconhecimento sobre os recursos florestais da Ilha de Maré e suas possibilidades de abordagem didática no ensino de Ciências

Autores/as

  • Ayane de Souza Paiva Centro Universitário Jorge Amado
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Etnoconhecimento, recursos florestais, contextualização didática

Resumen

A Ilha de Maré pertence ao município de Salvador e abrange comunidades tradicionais, como Itamoabo, Santana, Botelho, Praia Grande, Bananeiras, Neves, Porto dos Cavalos, dentre outras. Nestas comunidades, práticas culturais associadas ao uso de recursos florestais são frequente e marcante. Isso motivou a realização de uma análise etnoecológica do uso desses recursos, a fim de identificar como os conhecimentos tradicionais podem contribuir para práticas pedagógicas significativas. Assim, o presente trabalho visa propor possíveis formas de contextualização de conteúdos no ensino de Ciências e Biologia. Constatou-se que a cultura tem relação direta com a conservação da biodiversidade, indicando que a abordagem contextualizada dos conteúdos pode favorecer a compreensão de seus significados sociais e a atribuição de sentidos às práticas cotidianas.

Biografía del autor/a

Ayane de Souza Paiva, Centro Universitário Jorge Amado

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado. Tutora do curso de Licenciatura em Biologia – FTC.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - UFJF. Mestre e Doutora em Educação - UNICAMP. Professora da Faculdade de Educação – UFBA.

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Publicado

2010-02-10

Cómo citar

Paiva, A. de S., & Almeida, R. O. de. (2010). O etnoconhecimento sobre os recursos florestais da Ilha de Maré e suas possibilidades de abordagem didática no ensino de Ciências. Candombá, 6(2), 171–186. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/676

Número

Sección

Artigos