Contribuição das disciplinas do curso de especialização em ecologia e intervenções ambientais da UNIJORGE para a formação profissional dos estudantes da primeira turma

Autores/as

  • Henrique Jesus de Souza Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Palabras clave:

ecologia, formação profissional, avaliação de curso

Resumen

Este estudo apresenta resultados da avaliação do curso de Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais do Centro Universitário Jorge Amado pela turma ingressante em 2008, abordando o nível de contribuição teórica e metodológica das disciplinas para a sua formação profissional. Buscou-se verificar se havia diferenças entre a contribuição teórica e metodológica fornecida pelas disciplinas do curso, bem como analisar a relação entre a área de atuação (gestão, ensino ou pesquisa) dos estudantes e os níveis de contribuição (teórica e metodológica) atribuídos às disciplinas. Os resultados revelaram que, embora de forma geral as disciplinas do curso não tenham diferido em termos da contribuição teórica e metodológica para a formação profissional, avaliada como boa, é importante que se faça uma avaliação mais detalhada das propostas pedagógicas adotadas pelas disciplinas, uma vez que os níveis de contribuição teórica e metodológica variaram consideravelmente entre as disciplinas.

Biografía del autor/a

Henrique Jesus de Souza, Centro Universitário Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Licenciado em Ciências Biológicas e Especialista em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado. Salvador, BA. Mestrando em Ecologia e Biomonitoramento pela UFBA.

Citas

CALLEGARI–JACQUES. S. Bioestatística. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2003.

MARTINS, R. P.; LIMA, C. A. O desenvolvimento da Ecologia no Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 1, p. 83-86, jan./jun. 2000. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/viewFile/3059/2450>. Acesso em: 5 set. 2009.

MARTINS, R. P. et al. Rumo para a formação de ecólogos no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 7, p. 25-41, 2007. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.4_7jul2007_/Estudos_Artigo2_n7.pdf>. Acesso em: 5 set. 2009.

PILATI, O. 2006. Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 3, n. 5, p. 7-26, 2006. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.3_5_jun2006_/Debates_Artigo1_n5.pdf>. Acesso em: 5 set. 2009.

SCARANO, F. R.; OLIVEIRA, P. E. A. M. Sobre a importância da criação de mestrados profissionais na área de ecologia e meio ambiente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 4, p. 90-96, 2005. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/vol.2_4_jul2005_/Estudos_Artigo2_n4.pdf>. Acesso em: 5 set. 2009.

Publicado

2009-01-01

Cómo citar

Souza, H. J. de. (2009). Contribuição das disciplinas do curso de especialização em ecologia e intervenções ambientais da UNIJORGE para a formação profissional dos estudantes da primeira turma. Candombá, 5(1), 190–201. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/654

Número

Sección

Artigos