Abordagem dos temas transversais nas aulas de ciências do ensino fundamental, no distrito de Arembepe, município de Camaçari-BA.

Autores/as

  • Tereza Joelma Barbosa Almeida Faculdades Jorge Amado. Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Palabras clave:

Temas Transversais, Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências

Resumen

Neste artigo aborda-se a importância de se trabalhar os Temas Transversais nas aulas de Ciências, contribuindo para a formação do aluno como cidadão. Neste sentido, faz-se um breve histórico das várias concepções de ensino que permea ram as práticas pedagógicas e a perspectiva da nova educação brasileira, proposta a partir da reforma do Ensino Fundamental, que prevê um ensino contextualizado, interdisciplina r e transversal, em que questões sociais são tratadas dentro de uma Concepção Construtivista. A pa rtir destas reflexões, aborda-se e analisa-se o processo de ensino e aprendizagem adotado pelos professores do Ensino Fundamental no distrito de Arembepe, Município de Camaçari, destacando algumas sugestões para a melhoria da qualidade de ensino local.

Biografía del autor/a

Tereza Joelma Barbosa Almeida, Faculdades Jorge Amado. Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado. Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Citas

BUSQUETS, M. D. et al. Temas transversais em educação: bases para uma formação integra l. São Paulo: Ática , 2000.

COLL, C. (Org). Construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática , 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília , 1998a.

MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, 1998b.

OLIVEIRA, P. R.; CASTRO, E. A. (Org.). Educando para o pensar. São Paulo: Thomson, 2002.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultura l da educação. Petrópo lis: Rio de Janeiro : Vozes, 1995.

YUS, R. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA. A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre : Artmed, 1998.

Publicado

2006-01-10

Cómo citar

Almeida, T. J. B. (2006). Abordagem dos temas transversais nas aulas de ciências do ensino fundamental, no distrito de Arembepe, município de Camaçari-BA. Candombá, 2(1), 1–13. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/610

Número

Sección

Artigos