Estudo das relações entre a mente, o olhar e o gesto nas práticas cotidianas

Autores/as

  • Rosiléia Oliveira de Almeida Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Palabras clave:

abordagens teórico-metodológicas, vida cotidiana, aprendizagem de operações materiais

Resumen

Trata de abordagens teórico-metodológicas que, constituindo objetos tomados socialmente como insignificantes em objetos científicos, nos fornecem contribuições para o estudo das relações existentes entre a mente, o olhar e o gesto na aprendizagem das operações materiais. São destacados: o paradigma indiciário, modelo epistemológico resgatado por Carlo Ginzburg, cujas raízes na ciência remontam ao final do século XIX; as reflexões sobre o significado das ações da experiência, desenvolvidas por W alter Benjamin; a proposta de estudo da lógica própria das ações, desenvolvida por Michel de Certeau; e, ainda, as contribuições da antropologia fílmica para o estudo dos fatos e gestos que originam a sociabilidade profunda da vida cotidiana. Essas abordagens revelam-se promissoras para o estudo dos saberes locais, que emergem a partir da concretude da experiência.

Biografía del autor/a

Rosiléia Oliveira de Almeida, Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Jorge Amado – FJA. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2005-01-11

Cómo citar

Almeida, R. O. de. (2005). Estudo das relações entre a mente, o olhar e o gesto nas práticas cotidianas. Candombá, 1(1), 114–125. Recuperado a partir de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/598

Número

Sección

Artigos