O etnoconhecimento sobre os recursos florestais da Ilha de Maré e suas possibilidades de abordagem didática no ensino de Ciências

Autores

  • Ayane de Souza Paiva Centro Universitário Jorge Amado
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Etnoconhecimento, recursos florestais, contextualização didática

Resumo

A Ilha de Maré pertence ao município de Salvador e abrange comunidades tradicionais, como Itamoabo, Santana, Botelho, Praia Grande, Bananeiras, Neves, Porto dos Cavalos, dentre outras. Nestas comunidades, práticas culturais associadas ao uso de recursos florestais são frequente e marcante. Isso motivou a realização de uma análise etnoecológica do uso desses recursos, a fim de identificar como os conhecimentos tradicionais podem contribuir para práticas pedagógicas significativas. Assim, o presente trabalho visa propor possíveis formas de contextualização de conteúdos no ensino de Ciências e Biologia. Constatou-se que a cultura tem relação direta com a conservação da biodiversidade, indicando que a abordagem contextualizada dos conteúdos pode favorecer a compreensão de seus significados sociais e a atribuição de sentidos às práticas cotidianas.

Biografia do Autor

Ayane de Souza Paiva, Centro Universitário Jorge Amado

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado. Tutora do curso de Licenciatura em Biologia – FTC.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - UFJF. Mestre e Doutora em Educação - UNICAMP. Professora da Faculdade de Educação – UFBA.

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Publicado

2010-02-10

Como Citar

Paiva, A. de S., & Almeida, R. O. de. (2010). O etnoconhecimento sobre os recursos florestais da Ilha de Maré e suas possibilidades de abordagem didática no ensino de Ciências. Candombá, 6(2), 171–186. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/676

Edição

Seção

Artigos