As contribuições dos endocrinologistas para a prática docente

o professor e o livro didático amenizando a distância social por meio da linguagem

Autores

  • Liziane Martins Faculdades Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.
  • Girlene Silva dos Santos Faculdades Jorge Amado

Palavras-chave:

Sistema Endócrino, médicos, professores de Ciências, barreira linguística, cotidiano

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo das ideias médicas a respeito do que é essencial um cidadão conhecer sobre o Sistema Endócrino. Além disso, pretende-se verificar quais de suas expectativas e ou indagações mais se aproximam das encontradas nos livros didáticos de sétima série do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico quanto às consequências das barreiras linguísticas, na vida dos cidadãos; a análise da adequação da abordagem do Sistema Endócrino em livros didáticos; e, ainda, a aplicação de um roteiro de entrevista estruturada direcionada a vinte médicos endocrinologistas. Como síntese, pode-se verificar que existem barreiras linguísticas entre médicos e pacientes, que poderiam ser amenizadas se o professor de Ciências contextualizasse o assunto, relacionando-o ao cotidiano dos estudantes.

Biografia do Autor

Liziane Martins, Faculdades Jorge Amado. Universidade Federal da Bahia.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado – FJA e membro doGrupo de Pesquisa em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Instituto de Biologia/UFBA.

Girlene Silva dos Santos, Faculdades Jorge Amado

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado.

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Publicado

2007-02-13

Como Citar

Martins, L., & Santos, G. S. dos. (2007). As contribuições dos endocrinologistas para a prática docente: o professor e o livro didático amenizando a distância social por meio da linguagem. Candombá, 3(1), 31–39. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/620

Edição

Seção

Artigos