Estudo das relações entre a mente, o olhar e o gesto nas práticas cotidianas

Autores

  • Rosiléia Oliveira de Almeida Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Palavras-chave:

abordagens teórico-metodológicas, vida cotidiana, aprendizagem de operações materiais

Resumo

Trata de abordagens teórico-metodológicas que, constituindo objetos tomados socialmente como insignificantes em objetos científicos, nos fornecem contribuições para o estudo das relações existentes entre a mente, o olhar e o gesto na aprendizagem das operações materiais. São destacados: o paradigma indiciário, modelo epistemológico resgatado por Carlo Ginzburg, cujas raízes na ciência remontam ao final do século XIX; as reflexões sobre o significado das ações da experiência, desenvolvidas por W alter Benjamin; a proposta de estudo da lógica própria das ações, desenvolvida por Michel de Certeau; e, ainda, as contribuições da antropologia fílmica para o estudo dos fatos e gestos que originam a sociabilidade profunda da vida cotidiana. Essas abordagens revelam-se promissoras para o estudo dos saberes locais, que emergem a partir da concretude da experiência.

Biografia do Autor

Rosiléia Oliveira de Almeida, Faculdades Jorge Amado. Universidade Estadual de Campinas.

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Jorge Amado – FJA. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2005-01-11

Como Citar

Almeida, R. O. de. (2005). Estudo das relações entre a mente, o olhar e o gesto nas práticas cotidianas. Candombá, 1(1), 114–125. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/598

Edição

Seção

Artigos