DATA SCIENCE EM BASE ESCOLAR

UMA PERSPECTIVA ESTATÍSTICA DA EVASÃO ESCOLAR

Autores

  • Celso Barreto Da Silva UNIFACS LAUREATE
  • José Vicente Cardoso Santos
  • Ana Patrícia Fontes Magalhães Mascarenhas

Palavras-chave:

School Dropout, Machine Learning, Data Science, Evasão Escolar, Aprendizagem

Resumo

Um importante recurso em que todos os serem humanos precisam se apoiar é a educação. Diante da afirmação, nota-se que a educação no Brasil enfrenta problemas sérios de estrutura e infraestrutura e outros investimentos e entre os problemas catalogados, existe uns mais questionados e pesquisados é a evasão escolar. Nesse cenário essa pesquisa tem por objetivo geral estabelecer correlação entre a evasão em cursos de TI com o perfil de originário dos alunos, e, por objetivos específicos a coleta de dados para alimentação de base de dados focal; o tratamento isento dos dados coletados; o treinamento do modelo de aprendizagem de máquina, e, a visualização e análise dos resultados. Avança-se já com a construção da primeira parte do texto destaca através de fundamentação histórica e coleta de dados para que tenhamos dados para a criação do modelo e o embasamento teórico necessário ao tempo em que adota-se uma metodologia lastreada em revisão de literatura específica e aplicada para este estudo que consiste na prospecção de publicados na área (artigos, monografias, teses, dissertações bem como bases de dados oficiais) com construção de texto final a partir de consultas a textos acadêmicos e documentos pertinentes à discussão. Na segunda parte da pesquisa é debatido como sobre a limpeza dos dados com a aplicação de técnicas como a ETL com foco em maximizar o resultado para o nosso modelo ao tempo em que expecta-se o tratamento da aplicação das técnicas escolhidas para a realização do treinamento de nosso modelo Machine Learning e a catalogação dos resultados e por fim analisaremos os resultados obtidos com demonstrações estatísticas e gráficas e espera-se encontrar o melhor resultado de previsão através dos dados estatísticos acompanhados pelos gráficos e observações sobre o projeto.

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Biografia do Autor

Celso Barreto Da Silva, UNIFACS LAUREATE

Mestrando em Sistemas e Computação pela UNIFACS LAUREATE.

José Vicente Cardoso Santos

Doutorado em Modelagem Computacional pela Faculdade de Tecnologia SENAI-CIMATEC.

Ana Patrícia Fontes Magalhães Mascarenhas

Doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

SILVA, C. B. D.; SANTOS, J. V. C.; MASCARENHAS, A. P. F. M. DATA SCIENCE EM BASE ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA ESTATÍSTICA DA EVASÃO ESCOLAR. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 11, p. 152–166, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/41. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos