DIDÁTICA SOCIOEDUCATIVA COM JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
NARRATIVA DOCENTE E DESAFIO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Didática, juventude, privação de liberdade, ECA, formação de professoresResumo
Colocar em debate a Didática de escolas para jovens em privação de liberdade implica considerar a invisibilidade da realização do ensino, objeto de estudo da didática, em instituições que acolhem jovens em privação de liberdade e no cumprimento de medidas socioeducativas, direito expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como sujeitos de direitos, jovens que cometeram atos infracionais tornam-se alunos regulares de escolas, em instituições distribuídas pelo Brasil, responsáveis pela realização da medida socioeducativa, enquanto professoras e professores, profissionais da educação nestes espaços, são responsáveis pelo desenvolvimento e o acompanhamento da escolarização de tais sujeitos. Mas quais seriam os desafios didático- pedagógicos em tais espaços? Quais as especificidades do trabalho docente desenvolvido com jovens que se encontram em vulnerabilidade social e privados do direito de ir e vir? O que pensam os professores e professoras acerca da vida de tais jovens? Para tanto, o texto em tela apresenta inicialmente o ordenamento legal, pela lente do Estatuto da Criança e do Adolescente, discute em seguida a concepção e os desafios da didática nas escolas para jovens em privação de liberdade, destacando, nas considerações finais, as possibilidades pedagógicas na ambiência da escola socioeducativa.
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