PROCEDIMENTO E PERFORMANCE NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO
UMA ANÁLISE DE LA MENDIGA, DE CÉSAR AIRA
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.120Palavras-chave:
Performance, Procedure, Contemporany Novel, César Aira, Left LiteratureResumo
O presente artigo consiste em uma reflexão sobre características procedimentais e performáticas do romance contemporâneo. Para tal, visa analisar a narrativa La Mendiga (1999), do escritor argentino César Aira, à luz da noção de “literatura de esquerda”, do também argentino Damián Tabarovsky (2017), que assim denomina uma literatura que busca se desvincular de um modelo de fazer literário avalizado, seja porque inserido no chamado cânone literário (pela legitimidade acadêmica), seja porque corresponda a modelos bem aceitos pela imprensa, em um culto estabelecido no interior de um enquadramento do que é reconhecível como retórica do literário. Busca-se assim compreender em que medida certas temáticas e procedimentos estéticos de uma escrita procedimental/performática configuram possibilidades enunciativas específicas do romance contemporâneo.
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