APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Palabras clave:
metodologias ativas, engenharia, aprendizagemResumen
O presente artigo tem como finalidade apresentar o conceito de Metodologias Ativas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, e dialogar sobre algumas práticas de Metodologias Ativas que são utilizadas nos Cursos de Engenharia da Unijorge trazendo reflexões e mostrando como essas práticas estão de acordo com as competências, habilidades e perfil de egresso que devem ser adquiridos nos Cursos.
Descargas
Citas
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Editora Moraes, 1982.
ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução Pelos Colegas e Ensino Sob Medida: Uma Proposta Para o Engajamento dos Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Cad. Bras. Ens. Fis., v. 30, nº 2, p. 326 – 384, 2013.
LUKASHEVICH, V.; SHEGELMAN, I.; SUKHANOV, Y.; VASILEV, A.; GALAKTIONOV, O. Introduction of Interactive Teaching Methods into the Disciplines of Forest Specialities: a Case of Petrozavodsk State University. Procedia - Social and Behavioral Sciences, nº 214, p. 119 – 127, 2015.
MÜLLER, M. G.; BRANDÃO, R. V.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Implementação do Método de Ensino Peer Instruction Com Auxílio dos Computadores do Projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio. Cad. Bras. Ens. Fis., v. 29, nº 1, p. 491 – 524, 2012.
GUEDES, F. C.; PINTO, J. A.; SILVA, E. M. R. Demônios das Metodologias Ativas de Aprendizagem. COBENGE – XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.
ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Revista EFT – Educação, Formação e Tecnologias. v.1(2), Nov, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/