ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM MODELO ALTERNATIVO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM APLICADO À DIFERENTES ESFERAS DA EDUCAÇÃO
Keywords:
perception, method, alternative evaluation, student and teacherAbstract
This article describes the importance of different methods of assessment that runs from the original model just awakening interpersonal interest in the academic world. The objective is to evaluate the use of this method in the classroom, as well as their effi ciency, targeting student achievement and collective experience. A questionnaire as data collection instrument was used in order to find satisfaction with the implementation of this new evaluation method. The data analysis revealed that the applied activity brought positive results, with averages above considerable media revealing satisfaction with the proposed results. Moreover, the fact of working in group showed a great stimulus for new experiences in the classroom.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, T.S. Avaliar: força construtiva da qualidade da escola. Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recife: UFPE/ FUNDAJ, 1993/1994.
BRANNICK MT & PRINCE C, Uma Visão Geral de Medição de Desempenho Team em MT Brannick, E Salas & C Prince (eds) Avaliação de Desempenho da equipe e Mensuração, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Mahwah. 1997.
DEMO, Pedro. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba, Paraná, 2004. p.156-166.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GARCIA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
SOUZA, J; TANJI, J; MACHADO, B. A influência da dinâmica de grupo no ambiente escolar do ensino fundamental. VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Cientifica Cesumar - 25 a 28 de Outubro de 2011. Anais Eletrônicos. CESUMAR - Centro Universitário de Maringá Editora CESUMAR Maringá - Paraná - Brasil.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
LUDKE, Menga. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio (as licenciaturas). Cadernos CRUB, Brasília, DF, p. 5-95, 1994.
LÜDKE, M. A. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio (licenciaturas). Cadernos Crub, v.1, n.4, p.5-95, 2003.
MELO, Kátia Leal Reis. É em grupo ou individual, professor? A prática de trabalho em grupo no Centro de Educação da UFPE sob duas óticas: docente e discente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MORTIMER, E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem científica, a linguagem cotidiana e o ensino de Ciências. In: CHASSOT, A. e OLIVEIRA, J.R (Org.). Ciência, Ética e Cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, p.95-118, 1998.
SMOLE, K, S, M.I; MILANI, E. Cadernos de MATHEMA - jogos de Matemática - 62 a 9º. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SOUZA, Renata Beduschi. O uso das tecnologias na educação. Disponível em < http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-dastecnologiasnaeducacao.aspx> Acesso em 07 dezembro 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/