DE-CIFRANDO ATRAVESSAMENTOS PARA PRODUZIR VIDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.99Palavras-chave:
gesto espontâneo; vidências; diversidade; inclusão; Formação docente.Resumo
O presente artigo tece considerações sobre possíveis manifestações espontâneas que podem ter ocorrência nas práticas docentes, tais como expressões, gestos ou atitudes surpreendentes tanto por parte do docente tanto por parte dos discentes e que podem fazer emergir vivências do passado, da história psíquica desses atores na sala de aula ou precipitar ocorrências futuras (im)previsíveis, caracterizando atravessamentos do simbólico desses sujeitos, podendo ser extremamente valiosas ou perturbadoras para o processo pedagógico em andamento. Esses aspectos da diversidade na formação docente e no exercício da docência levaram à reflexão sobre o 18º Interculte, como um desafio de decifração da temática e um exercício de propor novas discussões, tendo como base não apenas os conteúdos dos componentes curriculares, mas também os conceitos de inclusão, igualdade e diferença, com o compromisso ético de cada profissional, da Instituição e de cada família, na construção de um novo tempo.
PALAVRAS-CHAVE: gesto espontâneo; vidências; diversidade; inclusão; Formação docente.
Downloads
Referências
Laplanche, J & Pontalis J.B. (1983) Vocabulário de psicanálise. (P. Tamen, trad.) São Paulo, SP: Martins Fontes.
PESSOA, F. (1995/1993). Ficções do Interlúdio / Odes de Ricardo Reis, 414, 14- 2-1933. In Fernando Pessoa, Obra poética. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar S.A., p. 289.
Winnicott, D. W. (1991). Holding e interpretação. São Paulo, SP: Martins Fontes.
SANTOS, M.G.G. Ensaio sobre bases filosóficas da contemporaneidade. 2007. Uneb.Salvador.Ba
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/