ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM MODELO ALTERNATIVO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM APLICADO À DIFERENTES ESFERAS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Diego Ferreira de Oliveira UNIJORGE
  • Lorena de Magalhães Barata
  • Lia da Costa Alvim UNIJORGE

Palavras-chave:

percepção, método, avaliação alternativa, aluno e professor

Resumo

O presente artigo relata a importância de diferentes métodos de avaliação, que fogem do modelo original, e que despertam um interesse interpessoal no universo acadêmico. O objetivo é avaliar o uso desse método alternativo, em sala de aula, assim como a sua eficiência, visando o rendimento dos alunos e experiência coletiva por parte deles. Foi utilizado um questionário como instrumento de coleta dos dados, com a finalidade de constatar a satisfação quanto à aplicação desse novo método avaliativo. A análise dos dados revelou que a atividade aplicada trouxe resultados positivos, com médias superiores à média considerável, revelando a satisfação com os resultados propostos. Além disso, o fato de trabalharem em grupo mostrou um grande estimulo para novas experiências vividas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ferreira de Oliveira, UNIJORGE

Docente do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE.

Lorena de Magalhães Barata

Graduada em Ciências Biológicas - UNIJORGE.

Lia da Costa Alvim, UNIJORGE

Docente do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE.

Referências

ALBUQUERQUE, T.S. Avaliar: força construtiva da qualidade da escola. Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recife: UFPE/ FUNDAJ, 1993/1994.

BRANNICK MT & PRINCE C, Uma Visão Geral de Medição de Desempenho Team em MT Brannick, E Salas & C Prince (eds) Avaliação de Desempenho da equipe e Mensuração, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Mahwah. 1997.

DEMO, Pedro. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba, Paraná, 2004. p.156-166.

FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GARCIA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

SOUZA, J; TANJI, J; MACHADO, B. A influência da dinâmica de grupo no ambiente escolar do ensino fundamental. VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Cientifica Cesumar - 25 a 28 de Outubro de 2011. Anais Eletrônicos. CESUMAR - Centro Universitário de Maringá Editora CESUMAR Maringá - Paraná - Brasil.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

LUDKE, Menga. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio (as licenciaturas). Cadernos CRUB, Brasília, DF, p. 5-95, 1994.

LÜDKE, M. A. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio (licenciaturas). Cadernos Crub, v.1, n.4, p.5-95, 2003.

MELO, Kátia Leal Reis. É em grupo ou individual, professor? A prática de trabalho em grupo no Centro de Educação da UFPE sob duas óticas: docente e discente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

MORTIMER, E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem científica, a linguagem cotidiana e o ensino de Ciências. In: CHASSOT, A. e OLIVEIRA, J.R (Org.). Ciência, Ética e Cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, p.95-118, 1998.

SMOLE, K, S, M.I; MILANI, E. Cadernos de MATHEMA - jogos de Matemática - 62 a 9º. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, Renata Beduschi. O uso das tecnologias na educação. Disponível em < http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-dastecnologiasnaeducacao.aspx> Acesso em 07 dezembro 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

OLIVEIRA, D. F. de; BARATA, L. de M.; ALVIM, L. da C. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM MODELO ALTERNATIVO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM APLICADO À DIFERENTES ESFERAS DA EDUCAÇÃO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 52–64, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/90. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos