VERSOS E REVERSOS

A HIBRIDAÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Taís Rocha Ribeiro
  • Tarsis de Carvalho Santos
  • Tânia Maria Hetkowisk Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

TIC, Dispositivos, Móveis, Diversidade Cultural, Educação Básica, Hibridação Cultural

Resumo

Esse artigo apresenta algumas reflexões sobre a experiência de trabalho "Conexões Negras, Bahias e Áfricas" desenvolvida na Escola Municipal Malê Debalê em Salvador/Ba, evidenciando as interlocuções entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Cultura Africana e Afro-brasileira. A dinâmica latente à Cultura Digital e a necessidade de uma escola que atente para a diversidade cultural presente no nosso contexto, tem provocado a expansão de pesquisas, ampliações de metodologias e do aprofundamento teórico sobre as tecnologias digitais nas salas de aula. Nesse sentido, destaca-se o objetivo de discutir tais interlocuções e valorizar as concepções educativas presentes nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, foram desenvolvidas preposições teórico-metodológicas contemplando estudos tradições culturais, para além da função estética e expressiva, mas como elementos para compreender as dinâmicas culturais de um povo.

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Biografia do Autor

Taís Rocha Ribeiro

Mestra em Gestão Tecnologia aplicadas à Educação, GESTEC/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB), Projeto de Pesquisa: Kimera Cidades imaginárias, desenvolvimento de jogo-simulador de cidades, mais em: www.kimera.pro.br.

Tarsis de Carvalho Santos

Mestrando em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade - GEOTEC/UNEB. Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Tânia Maria Hetkowisk, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC).

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

RIBEIRO, T. R.; SANTOS, T. de C.; HETKOWISK, T. M. VERSOS E REVERSOS: A HIBRIDAÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 20–30, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/84. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos