Democratização do Conhecimento das Relações Internacionais

reflexões sobre o diálogo entre a Diplomacia e a Academia

Autores

  • Sérgio Eduardo Moreira Lima Fundação Alexandre de Gusmão

Palavras-chave:

Diplomacia, Academia, Democratização do Conhecimento, Educação, Pesquisa, Relações Internacionais

Resumo

O presente ensaio procura tratar do tema da democratização do conhecimento das Relações Internacionais, sobretudo no âmbito da interação entre diplomacia e academia, a partir da perspectiva institucional da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Criada por lei, em 1971, a FUNAG tem por missão institucional atividades culturais e pedagógicas no campo  das relações internacionais e da história diplomática do Brasil; divulgação da política externa brasileira e formação no País de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional. No atual cenário internacional, em  permanente  mudança,  o  conhecimento  da  realidade  externa  faz-     se imprescindível para que estejamos alertas a fatores que tem impacto crescente no cotidiano dos povos. Mais do que conhecimento e informação, é necessário estarmos imbuídos de discernimento crítico e disposição para agir em defesa de valores e ideais que nos conferem identidade como nação. Portanto, não basta entender a dinâmica das relações internacionais - é preciso influir na evolução dessa realidade externa para promover e proteger direitos e interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Eduardo Moreira Lima, Fundação Alexandre de Gusmão

Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão e diplomata de carreira. Graduado em Direito pela UERJ, mestre em Direito Internacional Público pela Universidade de Oslo. Cursou os cursos de Aperfeiçoamento (CAD) e de Altos Estudos (CAE) pelo Instituto Rio Branco.

Referências

CORTESÃO, Jaime. Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid. Brasília: FUNAG/Imprensa Nacional do Estado de São Paulo, 2006

GOES FILHO, Synesio Sampaio. Navegantes, Bandeirantes Diplomatas (Um ensaio sobre a formação das fronteiras do Brasil). Edição revista e atualizada - Brasília: FUNAG, 2015.

PIMENTEL, José Vicente de Sá {Org.). Pensamento Diplomático Brasileiro: Formuladores e Agentes da Política Externa (1750-1964). Brasília: FUNAG, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

LIMA, S. E. M. Democratização do Conhecimento das Relações Internacionais: reflexões sobre o diálogo entre a Diplomacia e a Academia. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 126–140, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/83. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos