O DESAFIO DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA da disciplina Projeto Integrador em tempos de Pandemia

Autores

  • Adriano Santos Araújo UNIJORGE
  • Juliana Freitas Guedes Rêgo UNIJORGE

Palavras-chave:

Projeto Integrador, Aprendizagem Significativa, Prática Pedagógica, Ensino do Superior, Tecnologia em Logística

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar o desafio da promoção da aprendizagem significativa da disciplina Projeto Integrador em tempos de pandemia no Curso Superior de Tecnologia em Logística no Centro Universitário Jorge Amado. A metodologia utilizada é um estudo de caso na turma de 4º semestre, no período 2020.2. A importância de tratar deste tema evidencia-se diante da compreensão que tanto o professor quanto o aluno fazem parte do contexto de aprendizagem, configurando uma experiência bilateral. Além disso, a aprendizagem significativa busca a união entre teoria e realidade como prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Santos Araújo, UNIJORGE

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano – UNIFACS. Professor da UNIJORGE.

Juliana Freitas Guedes Rêgo, UNIJORGE

Doutora em Economia – UFBA – Professora da UNIJORGE.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. México: TRILLAS, 1983.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BRITO, R. M. C. O professor, a aprendizagem significativa e a avaliação: base para o sucesso escolar do aluno. 2012. Disponível em: http://www.anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/1comunicacao/Ei-xo03_38/Rosa%20Maria%20Cavalcanti%20Brito_int_GT3.pdf. Acesso em: 8 maio 2021.

FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. Gestão de Custos Logísticos. São Paulo: Atlas, 2010.

NOVAIS, S. M. et al. Tomada Panorâmica sobre a Educação a Distância no Brasil. 2007. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1423_artigo%20SEGET%202.pdf. Acesso em 19 abr. 2021.

PALMERO, M. L. R. La teoría del aprendizaje significativo en la perspectiva de la psicología cognitiva. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2010.

SUGAHARA, C. R., JANNUZZI, C. A. S. C., SOUSA, J. E. de. O ensino-aprendizagem baseado em problema e estudo de caso num curso presencial de Administração – Brasil. 2012. Disponível em: http://www.rieoei.org/expe/4872Su-gahara.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

ARAÚJO, A. S.; RÊGO, J. F. G. O DESAFIO DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA da disciplina Projeto Integrador em tempos de Pandemia. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 10, p. 63–69, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/78. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos