EDUCAÇÃO E CORRENTES FILOSÓFICAS CLÁSSICAS

um olhar pluriparadigmático

Autores

  • Vanessa Borges UNIJORGE
  • Matheus Souza UNIJORGE

Palavras-chave:

Educação, Correntes Filosófica, Liberalismo, Positivismo, Socialismo

Resumo

Este artigo traz como proposta uma reflexão sobre as correntes filosóficas clássicas que impulsionaram a conformação da educação na contemporaneidade. Esta discussão crítica se faz necessária, principal- mente em um momento de ascensão de um discurso conservador no Brasil, com ênfase na narrativa pró “neutralidade da educação’ e com reflexos diretos na área. Trata-se de um trabalho bibliográfico, no que se refere ao seu objeto, e qualitativo no que diz respeito à sua abordagem, realizando, assim, uma análise interpretativa dos paradigmas observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Borges, UNIJORGE

Bacharela em Relações Internacionais e em Administração – UNIJORGE; especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas; Mestra em Desenvolvimento Regional e Urbano - UNIFACS; Doutora em Educação – UNEB; professora do Bacharelado em Relações Internacionais – UNIJORGE e coordenadora de seu Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI).

Matheus Souza, UNIJORGE

Bacharel em Relações Internacionais e em Administração – UNIJORGE; Especialista em Política e Estratégia pela UNEB; Especialista em Gestão da Inteligência Estratégica pela Faculdade Batista Brasileira; Mestre em Administração – UFBA; Doutorando em Administração – UFBA; professor e coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais UNIJORGE.

Referências

ADORNO, Theodor; W, HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

BABEUF, Gracchus. Manifesto dos Iguais. Disponível em: https://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/a_pdf/babeu-f_manifesto_dos_iguais.pdf. Acesso em: em 07 fev. 2019.

DURKHEIM. E. Educación y sociología. Barcelona: Ediciones Península, 1978.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2006.

KRUPSKAYA, Nadja K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUCKESI, C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da Pedagogia. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1983. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Rousseau e as relações internacionais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003.

PROUDHON, Pierre-Joseph. La capacidad política de la clase obrera. Capítulo I. Revista de Estudios Libertarios, n.7. Madrid: Germinal, 2009.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

BORGES, V.; SOUZA, M. EDUCAÇÃO E CORRENTES FILOSÓFICAS CLÁSSICAS: um olhar pluriparadigmático. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 10, p. 37–42, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/75. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos