Entre o silêncio e a alma

Autores

  • Midian Angélica Monteiro Garcia UNIJORGE

Palavras-chave:

Teoria do cinema, Teoria do drama, Cinema moderno

Resumo

Este texto objetiva analisar alguns dos postulados estéticos do cinema moderno, tomando como objeto o filme Persona, de Ingmar Bergman, sobretudo no que concerne à estrutura narrativa que tal obra constrói. Pretende-se, portanto, analisar em Persona certos traços de um cinema que “pensa por imagens” em lugar de “narrar por imagens”. Trata-se de uma obra que reflete sobre as suas próprias condições de produção, rompendo com a transparência ilusionista do chamado “cinema clássico”.

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Biografia do Autor

Midian Angélica Monteiro Garcia, UNIJORGE

Mestre em Teorias da Literatura e da Cultura – UFBA, Doutoranda em Artes Cênicas UFBA, professora e pró-reitora de graduação do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE.

Referências

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XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

GARCIA, M. A. M. Entre o silêncio e a alma. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 8, p. 19–24, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/56. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos