AS POTÊNCIAS DO REAL
VERSO, HOLOGRAMAS, METAVERSO
Palavras-chave:
Potências do real, Processo educativo, Formação docente, Aprendizagem significativaResumo
Este artigo sobre a temática da 17ª edição do Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação – INTERCULTE 2022, do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, traz reflexões sobre as questões contemporâneas das tecnologias e sua aplicabilidade ao contexto educacional, para além do discurso midiático, mas adentrando os meandros da constituição do sujeito professor e do sujeito aluno no processo educativo e no percurso acadêmico formativo do docente no cenário atual. Questiona como enlaçar verso, metaverso e holograma em elos indissolúveis para manter a estrutura do ensino e da aprendizagem significativa, esse constante desafio de romper paradigmas e construir estruturas capazes de promover o sujeito a ser protagonista de sua história, pessoal e coletiva. Propões que a interface entre tecnologia e educação na prática pedagógica seja redesenhada, para incorporar aprendizagens. Os participantes do referido evento, docentes ou discentes, da instituição ou convidados externos foram enlaçados nas dimensões propostas, para contribuírem com suas reflexões na adesão ao novo paradigma educacional.
Downloads
Referências
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo; Martins Fontes, 2004.
PICASSO, Pablo. A menina diante do espelho, 1932 – óleo sobre tela - 162.3 x 130.2 cm – Museum of Modern Art, New York
SANTOS, Maria da Gloria Gonçalves. Dissertação de Mestrado: Transferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender. Disponível no site do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB,2009.
SANTAELLA, lúcia. As tecnologias e seus efeitos cognitivos. Olhar pedagógico, 2021. Acesso em 30 de agosto de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/