Trabalho colaborativo no desenvolvimento de sequências didáticas socioculturalmente referenciadas

o rigor na análise qualitativa de situações de aprendizagem

Autores

  • Ayane de Souza Paiva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Trabalho colaborativo, Investigação qualitativa, Rigor metodológico, Sequências didáticas

Resumo

O presente artigo discute acerca do trabalho colaborativo e da investigação qualitativa no desenvolvimento de sequências didáticas, refletindo sobre aportes metodológicos ligados aos processos de análise do contexto de aprendizagem para a validação de propostas pedagógicas com vistas ao rigor na pesquisa educacional. A partir da análise do desenvolvimento de uma sequência didática sobre reprodução vegetal em contexto sociocultural específico, trazemos alguns elementos metodológicos relevantes para investigações ligadas a contextos de aprendizagem. Discutimos basicamente as seguintes dimensões metodológicas: abordagem qualitativa, técnicas de observação participante e grupo focal, as quais foram elencadas por se relacionarem intimamente ao trabalho colaborativo. A adoção do delineamento metodológico proposto constitui aspecto relevante para a pesquisa em educação, pois há enfoque nas dimensões sociais do grupo em estudo e a análise reflete os pontos de vista da equipe em colaboração, o que confere um rigor científico próprio à pesquisa educacional.

Biografia do Autor

Ayane de Souza Paiva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2017-01-13

Como Citar

Paiva, A. de S., & Almeida, R. O. de. (2017). Trabalho colaborativo no desenvolvimento de sequências didáticas socioculturalmente referenciadas: o rigor na análise qualitativa de situações de aprendizagem. Candombá, 13(1), 91–107. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/725

Edição

Seção

Artigos