A importância do livro didático
Palabras clave:
Livro didático, ensino, aprendizagemResumen
O livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula. Partindo desse pressuposto o presente artigo propõe analisar, através de revisão bibliográfica, a importância dos livros didáticos, frente à relevância deste instrumento como agente capaz de provocar transformações sociais tanto no contexto escolar, como no contexto das políticas públicas.
Citas
ALBUQUERQUE, E. B. C. O discurso dos professores sobre a utilização do livro didático: O que eles afirmam/negam em relação a este material? Recife, 2002 (mimeo).
AGUIAR, O. G. Professores, Reformas Curriculares e Livros Didáticos de Ciências: parâmetros para a produção e avaliação do Livro didático. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 21 a 24 de outubro de 2008, Campus Curitiba da UTFPR, PR, 2008.
BATISTA, A. A. G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia. Leitura, História e História da Leitura. Campinas São Paulo: Mercado das Letras, 1999. p. 529-575.
BATISTA, A. A. G. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: Rojo, R. & Batista, A.A.G. (orgs.) Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003, p. 25-67.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Guia de livros didáticos: 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC, 2004.
_______. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-dados-estatísticos, acesso em nov. 2011
CASSIANO, C. C. de F. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História e suas implicações curriculares. História, São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. 33-48, 2004.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
FERNANDES, A. T. C. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 531-545, 2004.
HÖFFLING, E. M. A FAE e a execução da política educacional. 1993. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993.
HORIKAWA, A.; JARDILINO, J. A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares. Revista Lusófona de Educação, América do Norte, 15, Ago. 2010. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1530>, acesso em: 04 nov. 2011
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, jan./mar. 1996.
MACÊDO, E. A imagem da ciência: folheando um livro didático. Educação e Sociedade, v. 25, n. 86, p. 103-129, 2004.
MARPICA, N. S.; LOGAREZZI, A. J. M. Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental. Ciências e Educação, Bauru – SP, v. 16, n. 1, p. 115-130, 2010.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências e Educação, Bauru – SP, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
MORTIMER. E. F. A evolução dos livros didáticos de química destinados ao ensino secundário. Em Aberto, v. 7, n. 40, p. 25-41, 1988.
PESSOA, R. R. O Livro didático na perspectiva da formação de professores. Trabalho de Linguística Aplicada. Campinas. p. 53-69, jan./ jun. 2009.
PIMENTEL, J. R. Livros didáticos de Ciências: a Física e alguns problemas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n. 3, p. 308-318, dez. 1998.
PRETTO, N. de L. A ciência nos livros didáticos. Campinas-SP: Editora da UNICAMP; Salvador: CED/UFBA, 1985.
RIBEIRO, M. L. História da Educação Brasileira: organização escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
ROMANATTO, M. O livro didático: alcances e limites. São Paulo, 2004. Disponível em http:// www.sbempaulista.org.br/cpem/anai/mesas-redondasmr19-mauro.doc., acesso em 19 jun. 2005
SANTOS, J. C. dos; ALVES, L. F. A.; CORREA, J. J. et al. Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná. Ciência e Educação, Bauru – SP, v. 13, n. 3, p. 311-322, 2007.
SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em Aberto. Ministério da Educação e Desporto SEDIAE/ INEP, v. 16, n. 69, 1996.
SILVA, E. T. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil (ALB), 1998.
SPONTON, F. G. O professor de Ciências, o ensino de meteorologia e o livro didático. 2000. 159 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2000.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Revista Ciências& Educação, v. 9, p. 93-104, 2003.
WITZEL. G. Z. Identidade e Livro Didático: Movimentos Identitários do Professor de Língua Portuguesa, 2002. 181 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, UME, Maringá, 2002.
XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. de S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência e Educação, Bauru – SP, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.