Análise da temática educação em saúde em atas de evento sobre educação em ciências
Palavras-chave:
Estado da Arte, Educação em Saúde, ENPECResumo
O desenvolvimento da ciência no espaço acadêmico-científico se sustenta, também, em atividades educacionais que podem gerar novos conhecimentos e possibilitar a melhora na qualidade de vida da sociedade, assim como na Educação em Saúde (ES) que, por abarcar dois grandes campos do conhecimento (Educação e Saúde), deve servir como ferramenta para que a promoção de saúde possa adentrar a sociedade. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo literário na modalidade Estado da Arte elaborado a partir da leitura analítica dos artigos apresentados e publicados nas Atas do ENPEC. Vê-se a necessidade de que o campo da Educação em Saúde invista mais em pesquisas de cunho tanto qualitativo quanto quantitativo. Deve-se também investir na divulgação e acesso das informações obtidas e conhecimentos construídos acerca dos aspectos que dizem respeito à Educação em Saúde em todas as suas particularidades e aplicações.
Referências
AGUIAR, R. C. B.; CABRAL, I. E. A temática saúde nas atas do ENPEC: delineando tendências e apontando demandas de investigação em ciências. In: VI Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.
____ . A natureza do conteúdo saúde-doença na Ata do V ENPEC: um estudo de metassíntese. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.
ARAÚJO, L. G.; MISE, Y. F.; JUCÁ, R. N.; et al. Conceitos de saúde na escola primária: qual é a verdadeira realidade? In: VI Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.
ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. Análise da temática dengue nas coleções didáticas de ciências e biologia indicadas pelo PNLD (2008 e 2011) e PNLEM (2009). In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
BARROS, M. L. T.; GRYNSZPAN, D. Educação em saúde e meio ambiente: concepções e práticas no primeiro segmento do ensino fundamental do colégio Pedro II. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.
BICALHO, R. N. M.; OLIVEIRA, M. C. S. L. A construção intersubjetiva do conhecimento em Educação a Distância. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.
BLACK, N. Mainstreaming Gender, Race, and Sexual Orientation in the Teaching of Political Science. Political Science & Politics, p. 716-717, Dec. 1994.
BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
____ . Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC-SEF, 2000.
____ . Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CARVALHO, M. T. S.; GONZAGA, A. M.; NORONHA, E. L. Divulgação científica: dimensões e tendências, tendências no ensino de ciências e matemática. Revista Areté, v. 4, n. 7, p.99-114, Manaus, ago./dez., 2011.
COSTA, S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. Educação em saúde na escola na concepção de professores de ciências e de biologia. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
GASPAR, A. A educação formal e a educação informal em ciências. In.: Massarani, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO, F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.
GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, abr. 2007.
GOMES, M. C.; POIAN, A. T.; GOLDBACH, T. Revistas de divulgação científica no ensino de ciências e biologia: contribuições e limitações de seu uso. In.: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói/RJ, 2012.
GRECA, I. M. Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em Ensino de Ciências: algumas questões para refletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 73-82, 2002.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, v. 7, Uberlândia, 2008.
JUCÁ, R. N.; SILVA, J. L. P. B.; SILVA; R. L. Formação no conceito de saúde no ensino fundamental. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.
LECOMPTE, M.; GOETZ, J. Problems of reliability and validity in ethnographic research. Review of Educational Research, v. 52, n. 1, p. 31-60, 1982.
LIMA, R. F.; MAGALHÃES, L. M. F. A noção de saúde e educação para o trabalho com educação ambiental no ensino de ciências. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.
MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. Educação em saúde e articulações na escola por um olhar construtivista. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
MARTINS, L.; CASTRO, T. A. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.
MONTEIRO, P. H. N.; BIZZO, N. A saúde no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: análise dos documentos de referência. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
MONTEIRO, P. H. N.; GOUW, A. M. S.; BIZZO, N. Análise dos conteúdos de saúde nos livros didáticos para o ensino fundamental: o tema das doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.
MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MOREIRA, M. C. A.; LIMA, A.; SILVA, M. A. R.; et al. A saúde no livro didático de ciências: um exercício de análise. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.
MUELLER, M. S. Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência e Informação, v. 3 n. 2, abr. 2002.
NESPOLI, G.; CASOTTI, E.; PASSOS, M.; et al. Análise do material educativo do curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde. In: VI Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.
OLIVEIRA, E.; ANDRADE, I. M.; RIBEIRO, R. S. Educação em saúde: uma estratégia da enfermagem para mudanças de comportamento, conceitos e reflexões. Monografia (especialização) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.
PFUETZENREITER, M. R. O ensino de temas relacionados à saúde utilizando a aprendizagem centrada em eventos. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.
PFUETZENREITER, M. R.; CUSTÓDIO, J. F.; KOEPSEL, R. Concepções sobre o conceito de saúde e doença por estudantes de saúde pública. In: III Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. III ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2001.
REIGOTA, M. O estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p.33-66, 2007.
TIAGO, S. S. Divulgação científica e Sociedade. Boletim Salto para o futuro: divulgação científica e educação. TV Escola Salto para o futuro. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/ series/175210Divulgacaocientificaeeducacao.pdf>. Acesso em: 12 out. 2013.
VASCO, A. P.; ZAKRZEVSKI, S. B. B. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. Perspectiva, Erechim. v. 34, n. 125, p. 17-28, mar. 2010.
VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde em publicações da área da Educação em Ciências. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
VILLAÇA, J. S.; ABREU, M. A. F. Temas transversais: o que pensam os professores do ensino fundamental sobre a abordagem interdisciplinar desses temas. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.