A influência do determinismo ambiental na percepção dos fatores epigenéticos para a variedade de orientações sexuais

uma análise da concepções de professores

Autores

  • Valter Forastieri Cova Centro Universitário Jorge Amado
  • Liziane Martins Universidade Federal da Bahia. Universidade do Estado da Bahia.

Palavras-chave:

Determinismo ambiental, concepção de professores, orientação sexual

Resumo

A variedade de orientações sexuais (VOS) desperta interesse tanto na comunidade científica como na sociedade em geral. Discussões sobre este tema ganham vigor ao buscar na genética seu arcabouço teórico. Todavia, apesar de importante, a discussão é também envolvida por fatores epigenéticos e pela influência do meio no tratamento do tema. Assim, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as percepções sobre os fatores epigenéticos na causação da VOS e a influência do determinismo ambiental nas concepções de professores. A partir da análise de questionários, respondidos por vinte professores do ensino Médio, constatou-se que em muitos casos a visão de que os hormônios influenciam na homossexualidade é dominante na concepção destes profissionais.

Biografia do Autor

Valter Forastieri Cova, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Jorge Amado. Ensina nos cursos de especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais e de Pedagogia da UNIJORGE.

Liziane Martins, Universidade Federal da Bahia. Universidade do Estado da Bahia.

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus X – DEDC-X, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Ensina nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia.

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Publicado

2013-01-22

Como Citar

Cova, V. F., & Martins, L. (2013). A influência do determinismo ambiental na percepção dos fatores epigenéticos para a variedade de orientações sexuais: uma análise da concepções de professores. Candombá, 9(1), 35–43. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/693

Edição

Seção

Artigos