O reconhecimento da importância dos livros didáticos no campo da educação
Palavras-chave:
Educação, livro didático, ensino, aprendizagemResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar de que forma as pesquisas em educação veem os livros didáticos. Estamos particularmente interessados em saber se as investigações feitas reconhecem o papel desses enquanto ferramentas que devem contribuir com a cidadania e a vida dos alunos. Isso porque o livro didático é uma ferramenta político-pedagógica, utilizada em sala de aula com o intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos e dar suporte ao ensino, no que se refere a conteúdos específicos das disciplinas.
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BALL, S. J. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L. H. da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1999.
BITTENCOURT, C. M. F. Apresentação. Educação e Pesquisa, v. 30, p. 213-302, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Bases Legais, Parte I. Brasília: MEC-SEMTEC, 2000a.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: MEC-SEMTEC, 2000b.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC-SEMTEC, 2002.
CESAR, K. P. L.; CALSA, G. C.; ROMUALDO, E. C. Livro didático: seu papel nas aulas de acentuação gráfica. Educação em Revista, n. 34, p. 215-230, 2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FERNANDES, A. T. C. Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 531-545, 2004.
GAYÁN, E.; GARCÍA, P. E. Como escoger un libro de texto? Desarrollo de un instrumento para evaluar los libros de texto de ciencias experimentales. Enseñanza de las ciencias, Número Extra, V Congresso, p. 249-250, 1997.
MACEDO, E. A imagem da ciência: folheando um livro didático. Educação e Sociedade, v. 25, n. 86, p. 103-129, 2004.
MARPICA, N. S.; LOGAREZZI, A. J. M. Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental. Ciências e Educação, Bauru – SP, v.16, n.1, p. 115-130, 2010.
MARTINS, L.; CASTRO, T. A. Abordagens de Saúde em um Livro Didático de Biologia largamente utilizado no Ensino Médio Brasileiro. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009. v. 1.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Curriculum, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1999.
NÚÑES, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P. da. et al. A seleção dos livros didáticos: Um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, 25/04/03. Disponível em <http://rieoei.org/deloslectores/427Beltran.pdf>. Acessado em: 13 fev. 2010.
OTA, I. A. da S. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 35, p. 211-221, 2009.
ROSEMBERG, F.; MOURA, N. C.; SILVA, P. V. B. Combate ao sexismo em livros didáticos: construção da agenda e sua crítica. Caderno de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 489-519, 2009.
SANTOS, J. C. dos; ALVES, L. F. A.; CORREA, J. J. et al. Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná. Ciência e Educação, Bauru – SP, v. 13, n. 3, p. 311-322, 2007.
SOARES, M. B. Uma história mal contada: fazendo escola. São Paulo: Editora Moderna, 2001. Disponível em <http://www.moderna.com.br/escola/professor/arto2>. Acessado em: 10 out. 2010.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Revista Ciências & Educação, v. 9, p. 93-104, 2003.
XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. de S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência e Educação, Bauru – SP, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.