A faculdade de Ciências da Educação da UNTL na percepção dos estudantes

Autores

  • Paulo Sarmento Pinto Universidade Nacional Timor Lorosa’e
  • Erivelto Rodrigues Teixeira Universidade Nacional Timor Lorosa’e
  • Maria Goreti Amboni Stadtlober Universidade Nacional Timor Lorosa’e

Palavras-chave:

educação superior, qualidade do ensino, percepções de estudantes

Resumo

Em Timor-Leste, a imposição de línguas estrangeiras e o aculturamento pelo dominador fizeram com que a universidade surgisse como reflexo de uma sociedade que almeja a formação de um novo ser humano: um cidadão - consciente, participativo, crítico e profissionalmente competente. Em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão, a universidade não só deve transferir a ciência para os discentes, por meio de reprodução de textos já existentes, mas deve produzir ciência e desenvolver novos conhecimentos e inovações de produtos. Daí a necessidade de pesquisas que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação, através do estudo das percepções dos alunos sobre questões relevantes como infraestrutura, ensino e seus anseios e perspectivas profissionais. O foco desta pesquisa é a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, analisada a partir das percepções de seus alunos, cujas opiniões foram ouvidas e sistematizadas a partir de seis grupos focais. Concluiu-se que são necessários melhoramentos urgentes em diversas dependências da FCE, no que se refere à infraestrutura, à gestão acadêmica e administrativa e à dimensão metodológica de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Paulo Sarmento Pinto, Universidade Nacional Timor Lorosa’e

Especialista em Gestão da Educação. Universidade Nacional Timor Lorosa’e.

Erivelto Rodrigues Teixeira, Universidade Nacional Timor Lorosa’e

Especialista em Microbiologia. Universidade Nacional Timor Lorosa’e.

Maria Goreti Amboni Stadtlober, Universidade Nacional Timor Lorosa’e

Doutora em Educação. Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Avenida Cidade de Lisboa, Dili, Timor-Leste.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLASICK, J. The communication of organizational identity: a source of competitive advantage. Paper apresentado durante as reuniões anuais da Academy of Management, Cincinnati, OH, 1988.

FERN, E. F. Advanced focus group research. California: Thousand Oaks, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Revista Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação. v. 12, n. 24, p. 149-161, 2002.

KRAWCZYK, N. A gestão escolar: um campo minado... Educação & Sociedade, ano XX, n. 67, ago. 1999.

MORGAN, David L. Focus group as a qualitative research. London: Sage Publications, 1987. (Qualitative Research Methods Series. 16).

MORGAN, David L. Focus groups. Annual Review of Sociology. v. 22, p.129-152, 1996.

ROSSATO, R. Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo: Edipf, 1998.

SANTOS, M. M. O estudo sobre a estrutura departamental da Universidade Nacional Timor Lorosa’e ano lectivo de 2007/2008. Monografia de Especialização em Gestão da Educação. Dili: UNTL, 2008.

TIMOR-LESTE. Lei de Bases da Educação. Jornal de República, Dili, n. 14/08, 2008.

TIMOR-LESTE. Estatuto da Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Dili: 2007.

WHOLLEY, J. S; HATRY, H. P.; NEWCOMER, K. E. Handbook of practical program evaluation. San Francisco: Jossey Bass Publishers, 1994.

UNTL. Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Documentos de Acreditação. Dili, 2007/2008.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

Pinto, P. S., Teixeira, E. R., & Stadtlober, M. G. A. (2009). A faculdade de Ciências da Educação da UNTL na percepção dos estudantes. Candombá, 5(1), 66–79. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/644

Edição

Seção

Artigos