A faculdade de Ciências da Educação da UNTL na percepção dos estudantes
Palavras-chave:
educação superior, qualidade do ensino, percepções de estudantesResumo
Em Timor-Leste, a imposição de línguas estrangeiras e o aculturamento pelo dominador fizeram com que a universidade surgisse como reflexo de uma sociedade que almeja a formação de um novo ser humano: um cidadão - consciente, participativo, crítico e profissionalmente competente. Em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão, a universidade não só deve transferir a ciência para os discentes, por meio de reprodução de textos já existentes, mas deve produzir ciência e desenvolver novos conhecimentos e inovações de produtos. Daí a necessidade de pesquisas que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação, através do estudo das percepções dos alunos sobre questões relevantes como infraestrutura, ensino e seus anseios e perspectivas profissionais. O foco desta pesquisa é a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, analisada a partir das percepções de seus alunos, cujas opiniões foram ouvidas e sistematizadas a partir de seis grupos focais. Concluiu-se que são necessários melhoramentos urgentes em diversas dependências da FCE, no que se refere à infraestrutura, à gestão acadêmica e administrativa e à dimensão metodológica de ensino e de aprendizagem.
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