A indisciplina no cotidiano escolar
Palavras-chave:
indisciplina, cotidiano escolar, prevenção, soluçõesResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema , como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, freqüentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produto ras/produzidas do/no cotidiano escola r. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas. Destaca-se o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatiza-se a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas.
Referências
ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópoles, RJ: Vozes, 2002a.
____ . Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002b.
AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alte rna tivas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996a.
____ . Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da rela ção professo r-a luno. 11. ed. São Paulo: Summus, 1996b.
____ . Do cotidiano escolar: ensaio sobre a ética e seus avessos. 2. ed. São Paulo: Summus, 2000.
____ . Indisciplina: o contraponto das esco las democrá ticas. 4. ed. São Paulo: Mode rna , 2003. ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópo lis: Vozes, 2000.
BUSCAGLIA, L. Vivendo, amando e aprendendo. 15. ed. Rio de Janeiro : Re co rd, 1993.
CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. (O rg.). Ensinar a ensinar: didática pa ra a esco la fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: sabe res ne cessá rios à prática educa tiva. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
____ . Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998a.
____ . Pedagogia de esperança. 5. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra , 1998b. FR EITAG, B. Escola, Estado e sociedade. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre : Artmed, 2000.
GOTIZENS, C. A disciplina escolar: pre venção e intervenções nos problemas de comportamento 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o Professor? Resgate do professor como suje ito de transfo rma ção. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
____ . (In)Disciplina: construção da disciplina co nsciente e inte ra tiva em sala de aula e na esco la. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2004.B