A indisciplina no cotidiano escolar

Autores

  • Claudevone Ferreira dos Santos Faculdades Jorge Amado. Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia.
  • Marinildes Figueredo Nunes Faculdades Jorge Amado. Rede Municipal de Educação do Município de Salvador.

Palavras-chave:

indisciplina, cotidiano escolar, prevenção, soluções

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema , como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, freqüentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produto ras/produzidas do/no cotidiano escola r. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas. Destaca-se o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatiza-se a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas.

Biografia do Autor

Claudevone Ferreira dos Santos, Faculdades Jorge Amado. Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia.

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado, e professora da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia.

Marinildes Figueredo Nunes, Faculdades Jorge Amado. Rede Municipal de Educação do Município de Salvador.

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Jorge Amado, e professora da Rede Municipal de Educação do Município de Salvador.

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Publicado

2006-01-10

Como Citar

Santos, C. F. dos, & Nunes, M. F. (2006). A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá, 2(1), 14–23. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/609

Edição

Seção

Artigos