Qualidade da educação pública brasileira

Autores

  • Airam Dargélia Conceição Lordêllo Faculdades Jorge Amado. Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Palavras-chave:

qualidade da educação, educação pública, financiamento da educação, movimentos sociais

Resumo

Neste artigo não se tem a pretensão de esgotar todas as vert entes responsáveis pela qualidade da educação pública, mas apenas a de visualizar alguns aspectos julgados relevantes, a partir de uma revisão da literatura pertinente. Neste sentido, faz um breve histórico do sistema escolar brasileiro, desde 1549, com a chegada dos jesuítas, até a nova LDB, promulgada em 20/12/1996. Analisam-se, também, os aspectos de financiamento do sistema educacional, os atores envolvidos - professores, alunos e dirigentes escolares, reconhecendo que a qualidade da educação vincula-se ao processo de mobilização social e de capacitação de recursos humanos. A excelência, a ética e a autonomia da escola são tomadas como ponto de partida para que se possa chegar a um enfoque de qualidade, longe daquele de natureza empresarial, por se reconhecer que a escola trabalha com pessoas, com indivíduos únicos, com história e identidade próprias.

Biografia do Autor

Airam Dargélia Conceição Lordêllo, Faculdades Jorge Amado. Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Aluna do 6º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Jorge Amado – FJA. Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Referências

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Publicado

2005-01-11

Como Citar

Lordêllo, A. D. C. (2005). Qualidade da educação pública brasileira. Candombá, 1(1), 43–56. Recuperado de https://publicacoes.unijorge.com.br/candomba/article/view/604

Edição

Seção

Artigos