Qualidade da educação pública brasileira
Palavras-chave:
qualidade da educação, educação pública, financiamento da educação, movimentos sociaisResumo
Neste artigo não se tem a pretensão de esgotar todas as vert entes responsáveis pela qualidade da educação pública, mas apenas a de visualizar alguns aspectos julgados relevantes, a partir de uma revisão da literatura pertinente. Neste sentido, faz um breve histórico do sistema escolar brasileiro, desde 1549, com a chegada dos jesuítas, até a nova LDB, promulgada em 20/12/1996. Analisam-se, também, os aspectos de financiamento do sistema educacional, os atores envolvidos - professores, alunos e dirigentes escolares, reconhecendo que a qualidade da educação vincula-se ao processo de mobilização social e de capacitação de recursos humanos. A excelência, a ética e a autonomia da escola são tomadas como ponto de partida para que se possa chegar a um enfoque de qualidade, longe daquele de natureza empresarial, por se reconhecer que a escola trabalha com pessoas, com indivíduos únicos, com história e identidade próprias.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura.. Autonomia e gestão na escola ... Disponível em: <http://www.mec.gov.br/seb/pdf/gestao.pdf>. Acesso em 2 jan. 2005.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Dany; São Paulo: Cortez, 2001.
ENGUITA, Mariano Fernandes. O discurso da qualidade e qualidade do discurso. In: GENTILLE, Pablo A. A. Neoliberalismo qualidade total e educação: Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
FERREIRA, Edivan. Gestão em qualidade da empresa para a escola. Salvador-BA: Bureau Gráfica e Editora, 2001.
GENTILI, Pablo A. A; SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo: qualidade total da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
HINGEL, Murilo de Avellar. Educação no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 fev. 1994.
MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e funcionamento da educação básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
SANTOS, Clóvis Roberto. Educação escolar brasileira: estrutura administração, legislação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A “Nova” Direita e as transformações na pedagogia da política e a política da pedagogia. In: GENTILI, Pablo A. A; SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo: qualidade total da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. p. 10-29.