Aplicação do estudo da teoria de filas na melhora da qualidade do sistema de atendimento ao cliente
estudo de caso em um supermercado de Salvador/BA
Palabras clave:
Teoria de Filas, Fila, Supermercado, QualidadeResumen
Este trabalho refere-se ao sistema de atendimento ao cliente de um supermercado em Salvador/BA que foi mal dimensionado, gerando assim, um tempo de espera inaceitável para os clientes. O mal dimensionamento de um sistema pode provocar diversos problemas: para os usuários, se subdimensionado, aumentando o tempo de espera na fila, bem como para os gestores, se superdimensionado, acarretando ociosidade nos canais de atendimento. Utilizou-se a Teoria de Filas com o intuito de analisar as características da espera e um novo modelo M/M/s é proposto para avaliar esse período de congestionamento do sistema, resultando em um tempo médio aceitável de espera na fila.
Citas
GALVÃO, Antonio. Pesquisa Operacional e Transportes: Modelos Probabilisticos. São Paulo: USP, 1975.
MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa Operacional Curso Introdutório, 2ª ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
PRADO, Darci. Teoria das Filas e da Simulação, 4ª ed. Belo Horizonte: INDG, 2009.
LEOPOLDINO, Eduardo. Introdução a Pesquisa Operacional Métodos e Modelos para Análise de Decisões, 4. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
PASSOS, Eduardo José. Programação Linear Como Instrumento da Pesquisa Operacional. São Paulo: Atlas, 2008.
PERIN, Clovis. Introdução á Simulação de Sistemas. São Paulo: LJ UNICAMP, 1995.
FOGLIATTI e MATTOS, Maria Cristina e Néli Maria. Teoria de Filas. Rio de Janeiro: INTERCIÊNCIA, 2007.
OLIVEIRA, Francieli; GRANADO, Mara; BELUSSO, Marcel; BUENO, Stefan. Análise de teoria das filas: sistema de filas de um serviço de pronto atendimento. ENEGEP, 2015, São Paulo.
GOMES, Ramon; BERG, Alef; FREITAS, Thulio; CRUZ, Igor. Aplicação da teoria de filas no sistema de filas de uma empresa do ramo de panificação de médio porte. ENEGEP, 2015, São Paulo.
MIRSHAWKA, Victor. Pesquisa Operacional Vol.2, ed.3ª. São Paulo: Nobel, 1985.
TICIANI, Klisman; OLBERMANN, Rosangela; GRANDO, Mara; SEHN, Filipe. Aplicação da teoria de filas em uma linha de produção crítica de uma empresa de metal-mecânica. UCEFF, 2018, Santa Catarina.
MEDEIRO, Ermes et all. Pesquisa operacional para os cursos de administração e engenharia, ed. 4ª. São Paulo: ATLAS, 2010.
LOESCH, Cláudio et all. Pesquisa Operacional Fundamentos e Modelos. São Paulo: Saraiva, 2009.
PUSTILNICK, Renato et all, Qualidade total. ESTADO: Intersaberes, 2012.
SILVA, Rosinda et all, Qualidade, padronização e certificação. ESTADO: Intersaberes, 2017.
REIS, Dálcio, Qualidade e excelência em serviços. ESTADO: Intersaberes, 2022.