UMA POÉTICA DO TESTEMUNHO A PARTIR DA OBRA MATÉRIA DE POESIA, DE MANOEL DE BARROS
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.119Resumo
A proposta de análise literária desenvolvida no presente artigo segue por uma perspectiva teórico-crítica, na qual apropria-se do objeto de pesquisa de forma a percebê-lo e reconstruí-lo como material artístico. Deste modo, acolhe-se a escrita de Manoel de Barros (Cuiabá, MT, 1916 – Campo Grande, MS, 2014), em sua obra intitulada Matéria de poesia (2019), a fim de desenvolver uma discussão a respeito da noção de testemunho, pensado aqui sobre uma perspectiva poética. Ao caracterizar inicialmente um conjunto de coisas e seres, considerados desimportante, como matéria-prima para a sua poesia, Barros acaba por elaborar uma sequência de narrativas poéticas criadas a partir destas formas fragmentadas, destes rastros (Gagnebin, 2009), fazendo da sua escrita um espaço seja de afirmação da memória no seu aspecto inventivo, seja de possibilidade para dar voz e sentido a estas formas quase que inexistentes. Para tanto, o conceito de pós-memória, desenvolvido por Beatriz Sarlo (2007), a proposta de um “trabalho arqueológico”, pensada por Georges Didi-Huberman (2017), além da abordagem acerca do “narrador sucateiro”, como escreve Jeanne Marie Gagnebin (2009) tornam-se caminhos importantes para o desdobramento deste trabalho.
Palavras-chave: Manoel de Barros; Matéria de poesia; Memória; Testemunho; Rastros.
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Referências
BARROS, Manoel de. Matéria de poesia. 1a ed. Rio de. Janeiro. Alfaguara, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. trad. André Telles, São Paulo, Ed. 34, 2017.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2009.
SARLO, Beatriz. “Pós-memória, reconstituições”. In: Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução Rosa Freire d'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras/Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 90-113.
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