O IMAGINÁRIO DE UMA NAÇÃO NO CINEMA NORTE-AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.117Palavras-chave:
Sociologia da arte, cinema americano, imaginárioResumo
Pretendemos, a partir da hipótese de que o cinema dos EUA de origem construiu um forte imaginário da nação, analisar duas como parte da pesquisa, a principal obra de Griffith, considerada como clássico do cinema, que versa sobre a origem da nação nas disputas entre o norte e o sul. O nascimento de uma nação (1915) promoveu uma verdadeira revolução no cinema americano, adotando do ponto de vista formal planos alternativos e montagens paralelas. Esse filme focando duas famílias ao longo da guerra de secessão com forte perspectiva ideológica favorável ao sul do país, nos permitirá apreender traços da formação do imaginário norte-americano, sobretudo da grande disputa entre as duas regiões que configurou os Estados Unidos como um país moderno; o autor foi muito criticado por sua simpatia pelo sul e pela origem da Ku Klux Khan. A violência extrema atingindo a população rica branca adquire tons épicos neste filme. Mais adiante Griffith fará outro filme emblemático, Intolerância, quando tentará responder às críticas recebidas que seu mais famoso filme recebeu, referenciado aqui como um contraponto à obra principal, mas não posto como objeto da comunicação.
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