Instituto de saúde promoção da saúde integral para o sujeito
uma perspectiva interdisciplina
Palabras clave:
promoção a saúde, Interdisciplinaridade, responsabilidade socialResumen
Este artigo relata a prática de atendimento desenvolvida pelo Instituto de Saúde – IS, que promove atenção ambulatorial à comunidade da região metropolitana da cidade do Salvador, possibilitando vivência e atuação social em uma perspectiva de formação interdisciplinar na atenção clínica. O Instituto de Saúde constitui-se em um espaço de formação integral dos sujeitos aprendentes no território da graduação, objevando o desenvolvimento de competências múltiplas conjugadas entre o fazer e o conceber ético. Assim, o referido espaço tem o compromisso formativo e de responsabilidade social, uma vez que integra ações para a prevenção, a promoção, o tratamento e o cuidado em saúde.
Descargas
Citas
ASHLEY, Patrícia A. (2001). A ética e a responsabilidade social nos negócios. Saraiva. São Paulo.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011
BRASIL. (1990). Lei nº. 8.080. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao.
CAMPOS, Gastão Wagner; BARROS, Regina Benevides de & CASTRO, Adriana Miranda de. (2004) Avaliação de política nacional de promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. Vol.9, n.3, pp.745-749. ISSN 1413- 8123. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000300025.
CAMPOS, Gastão Wagner. (2007). Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad Saude Publica [online]. Vol.23, n.2, pp.399-407. ISSN: 1678-4464. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200016.
CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira. (1997). Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Saúde Pública [online]. Vol.31, n.2, pp.209-213. ISSN 1518-8787. Disponível em: http://-dx.doi.org/10.1590S0034-89101997000200016.
COSTA, Marcelo V. et al. Pró-Saúde e PET--Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 709-720, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1807--57622014.0994>. Acesso em: 19 set. 2018. » http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0994
COUTO, Lília Doria P. (2009). Método de problematização Aplicado a Aulas Práticas no Curso de Enfermagem. Olhares – N° 1. Centro Universitário
Darling-Hammond, Linda & Bransford, John (Org.). (2016). Preparing teachers for a changing world. JOSSEY-BASS. San Francisco. Jorge Amado (Unijorge); Núcleo de Pesquisas em Práticas Docentes (NPPD). Salvador. Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unijorge. Vigência 2016 a 2020. Disponível em: www.unijorge.edu.br
TAVAREZ, Dirce Encarnacion. (2008). A interdisciplinaridade na contemporaneidade. O que é interdisciplinaridade. Cortez Editora. São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/