O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA

EMICIDA E SEU QUILOMBO NA TV

Autores/as

  • Leonardo Bião Centro Universitário Jorge Amado

Palabras clave:

Quilombismo, televisão, Emicida, protagonismo negro

Resumen

Este ensaio tem como finalidade observar, a partir da série “O Enigma da energia escura” do canal por assinatura GNT, o protagonismo de corpos pretos em espaços midiáticos de poder, não só frente às telas, mas também na sua produção. Para tanto, tomamos como referencial teórico os conceitos de quilombismo e decolonialidade e pensamento afrodiaspóricos. Encabeçada pelo artista Emicida, a série convoca personalidades, pensadores, acadêmicos e artistas pretos para discutir pautas afrocentradas, disputando espaço em uma grade de programação majoritariamente branca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Bião, Centro Universitário Jorge Amado

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM/UFBA). Pesquisador do Centro de Pesquisas em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA). Professor dos cursos de Comunicação e Design do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Citas

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón, MALDONADO-TORRES, Nelson. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. Tese de Doutorado, 2020. Disponível em: http://poscom.tempsite.ws/wp-content/uploads/2011/05/Tese_Tess_Chamusca-2.pdf. Acessado em 04/05/2023.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização de Flávia Rios e Marcia Lima, Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. In: O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africana. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2002, pp. 255-295.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza, Imprensa Oficial, pp. 117-125, 2006.

Yu, Wendi; FARIAS, Daniel de Oliveira; GOMES, Itania Maria Mota; LEAL, Bruno de Souza. Amar é suficiente? Afetos e gênero nas disputas por legitimidade e tradição em AmarElo. COMPÓS, 2021. Disponível em https://proceedings.science/compos-2021/papers/amar-e-suficiente--afetos-e-genero-nas-disputas-por-legitimidade-e-tradicao-em-amarelo-----e-tudo-pra-ontem, Acessado em 04/05/2023.

Publicado

2022-06-05

Cómo citar

BIÃO, L. O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA: EMICIDA E SEU QUILOMBO NA TV. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 65–74, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/21. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos