O PENSAMENTO CIENTÍFICO E O DO PROCESSO DE INCLUSÃO

Authors

  • Jeane Rodella Assunção Universidade Columbia
  • Maria Aparecida Monteiro da Silva Universidade de Compostela

Keywords:

School inclusion, Science paradigms, Scientific Thinking, Inclusion Process, Systemic vision

Abstract

The study sought to evaluate, based on a review of the scientific literature, the evolution of scientific thinking and the process of school inclusion; identify the paradigms of science and their influence on inclusive education and describe the systemic view on inclusive education. Based on the above, the question was raised: How does the scientific literature present the evolution of scientific thinking and the process of school inclusion? This is a bibliographical review and the searches were carried out through books and electronic searches were carried out through the main reference portals. From the results of the research, it was possible to perceive the need to transform the dream of an education for all into reality, which is a constitutional right, in which inclusive public policies need to greatly advance. And, furthermore, believing in the provocations of significant changes in education and society, reducing prejudices and making our country more humane, fraternal, fair and solidary.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jeane Rodella Assunção, Universidade Columbia

Doutora pelo Programa de pós-graduação stricto senso em Ciências da Educação pela Universidade Columbia- Assunção-PY

Maria Aparecida Monteiro da Silva, Universidade de Compostela

Doutora em Educação pela Universidade de Compostela – Espanha.

References

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.

ASSUNÇÃO, Jeane Rodella. O processo de inclusão escolar em Salvador-BA: políticas púlicas e órgãos públicos responsáveis. Tese de doutorado. Programa de pós-graduação stricto senso. Doutorado em Educação. Assunção-PY, 2019.

BEHRENS, Marilda A. (Org.) Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Curitiba: Champagnat 2003.

BEHRENS, Marilda A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, BEHRENS, Marilda A. Paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 9 jun. 2016.

BRASIL. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Brasília: SEDH/CORDE, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 31 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Especializado. Deficiência Física. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 8 jan. 2017.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Brasília, MEC/ SEF/SEESP, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação: lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Brasília: SEDH/CORDE, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 31 mar. 2014.CAPRA, F. Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix. 1988.

CAPRA, F. Conexões ocultas: ciências para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: sobre Princípios, Política e Práticas em Educação Especial. Espanha, 1994.

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE MONTREAL SOBRE INCLUSÃO, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_inclu.pdf. Acesso em: 3 out. 2017.

FARINHA, José. Abordagem sistêmica em educação - uma perspectiva filosófica da Educação. Disponível em: http://w3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/famcomintdef/matpedag/fe_tab.pdf. Acesso em: nov. 2011.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antonio Houaiss. Ed. Objetiva Ltda. São Paulo: 2001. Versão CD-ROM.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 16. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <http://www.terra.com.br/cgi-bin/index_frame/mundo/>. Acesso em: 10 mar 2018.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna. 2003.

MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MORAES. M. C. O Paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. 16. ed. Revista Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun. 1996.

MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: Novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH, 2008.

MORAES, M. C. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação. Fundamentos ontológicos e epistemológicos, problemas e práticas. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: Um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008. p. 61-86.

MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes. 2004.

MORAES, M. C. Sentir, pensar e educar. (2001) Disponível em: <http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/sentir_pensar_educar.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2011.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Aberto, Brasília, ano 16, n.70. abr./jun. (1996). Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1053/955>. Acesso em: 20 mar. 2017.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Ed. Ijuí, 2011.

MORIN, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. 3. ed. Barcelona: Gedisa, 1997.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez; 2003.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Repensar a reforma, Reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: O novo paradigma da ciência. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002.

Published

2022-06-05

How to Cite

ASSUNÇÃO, J. R.; SILVA, M. A. M. da. O PENSAMENTO CIENTÍFICO E O DO PROCESSO DE INCLUSÃO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 241–252, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/69. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos