A atualização de estagiários em fonoaudiologia na promoção de saúde em uma creche

Authors

  • Máira Moreira d’Souza Carneiro Lopes UFBA
  • Julia de Souza Pinto Valente UFBA

Keywords:

Nursery, kids, Speech Therapy, Public Health, education

Abstract

The traditional concept for child care is that it needs to take place at home. However, due to the current necessity for women to be increasingly inserted in the labor market, this function is now delegated to day care centers, which have assumed the role of caregiver of these children. This paper is a study of the participant observation regarding the performance and experience of Speech-Language Pathology students in a School Nursery School, taking into account the family and social context in which the children are inserted.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Máira Moreira d’Souza Carneiro Lopes, UFBA

Doutoranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas – UFBA

Julia de Souza Pinto Valente, UFBA

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho – UFBA

References

ALMEIDA, LPG; FERRAZ, C. Aparecida Políticas de Formação de recursos humanos em saúde e enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 2008, vol.61, n.1.

ARAÚJO, VC; SANTOS, NS & MACÁRIO. AP. A creche como direito e as implicações para a formação e valorização dos professores. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p.17306-17319, 2019.

AZEVEDO, SCM. (O papel da creche na adaptação da criança ao contexto do jardim-de-infância. Relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. 2011.

BEAUD, S; WEBER, F. Guide de lénquête de terrain. Paris:La Decouverte, 1998.

BOGDAN, RC; BIKLEN, SK. Notas de campo. In BOGDAN, RC; BIKLEN, SK. Investigação qualitativa em educação-uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.P.150-175.

CABRERA MFB, ELIASSEN ES, ARAKAWA-BELAUNDE AM. Fonoaudiologia e promoção da saúde: revisão integrativa. Revista Baiana de Saúde Pública. 2018; 42(1): p. 21. Disponível em: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.-v42.n1.a2616

CASANOVA, IA; BATISTA, NA; MORENO, LR. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde. Interface (Botucatu, Online) ; 22(supl.1): 1325-1337, 2018.

COTTA, RMM et al. Pobreza, Injustiça, e Desigualdade Social: repensando a formação de Profissionais de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 2007, vol.31, n. 3.

CYRINO, EG; PEREIRA, MLT. Reflexões sobre uma proposta de Integração saúde-escola: o projeto saúde e educação de Botucatu, São Paulo. Cadernos de Saúde Pública, 1999, vol.15.

CHUN, RYSA Fonoaudiologia inserida no novo conceito de saúde. Disponível em: http://www.fonosp.org.br/revistas/edicao_45/45_promosaude.html. Acesso em: 30. setembro.,2008.

DIDIER, MCC. Narrativas e representações sociais sobre a atuação fonoaudiológica na escola. Tese de Mestrado em ciências da linguagem - UNICAP- Recife- 2006. 11p.

GONZAGA, LL. Precariedade, improvisação e espírito de corpo: representações sociais discursivas de professores da educação básica acerca da sua práxis no contexto da pandemia da covid-19. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1999-2015, 2020.

LOPES, MJM; SANTÁNNA, AR; AERTS, DRG. A mortalidade por homicídios em adolescentes em Porto Alegre de 1998 a 2000. Porto Alegre, GENST/EENF/UFRGS, 2000.

MATELETO, LJ. O Papel do Tamanho da Família na Escolarização dos Jovens. Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.2, jul./dez. 2002.

NASCIMENTO, MM; CAVALCANTI, C; OSTERMANN, F. O sucesso escolar em contextos populares. Estudos em Avaliação Educacional 31 (76), 134-163,2020.

OLIVEIRA, LKS, RIBEIRO, S B, & SANTOS, VM. Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares assistidas por atividades lúdicas em uma creche escola. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 6(1), 33 .2019OLIVEIRA, RRF. Revisão de textos: da prática à teoria. Natal: EDUFRN, 2016.

PAULA, A. e MELO, TR. Creche como meio de promoção do desenvolvimento neuropsicomotor biomotriz, v.11, n.2, p.3-15, ago./2017.

PACHECO, ALPBs e DUPRET, L. Creche: desenvolvimento ou sobrevivência? Psicol. USP vol.15, n.3, pp. 103-116, 2004.

RAPOPORT, A. e PICCININI, CA. O ingresso e adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: alguns aspectos críticos. Psicol. Reflex. Crit. vol.14, n.1, pp. 81-95,2001.

SILVA, BRM. A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos e a contribuição das experiências

lúdicas vivenciadas por elas no contexto da creche. 2017. - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.

SACALOSKI M, ALAVARSI E, GUERRA GR. Fonoaudiólogo e professor: uma parceria fundamental. In: Sacaloski M, Alavarsi E, Guerra GR. Fonoaudiologia na escola. São Paulo: Lovise; 2000. p

TEODORO, D. et al. Creche em pauta: qual o papel da creche segundo estudantes do curso de pedagogia da universidade federal de Sergipe. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.

VIEIRA, RM. Fonoaudiologia e Saúde Pública. São Paulo. Pró- Fono. Departamento Editorial, 1995.

Published

2023-06-06

How to Cite

LOPES, M. M. d’Souza C.; VALENTE, J. de S. P. A atualização de estagiários em fonoaudiologia na promoção de saúde em uma creche. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 8, p. 57–65, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/60. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos