PRÁTICA DE ENSINO DA METODOLOGIA PROJETUAL NO CURSO DE DESIGN
um olhar para o pensamento criativo e interdisciplinar
Keywords:
Project Methodology in Design, Teaching methodology, ProblematizationAbstract
This report, drawn from the authors' experience as professors, over years of experience in teaching the discipline of Project Methodology in the most diverse areas and sub-areas of Design, aims to present reflective aspects on the pedagogical approach for conducting the discipline of Project Methodology in the qualification of Designers, considering, therefore, the dichotomy between practice and theory, and seeking the role of the student through creative thinking in identifying problems until reaching the proposal for a design solution.
Downloads
References
BAXTER, Mike. Projeto de produto, Guia práttico para o Design de novos produtos. 2 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2000.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. Editora Blücher, 2011.
BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso
das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf>, acesso em abril de 2021
CORRÊA, Glaucinei Rodrigues; CASTRO, Maria Luiza AC. O pensamento complexo de Edgar Morin e o design. Estudos em Design, v. 21, n. 1, 2013.
LIMA, Karoline de Carvalho Nunes de; et al. METODOLOGIA ATIVA E INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM:“DESIGN THINKING”. Revista Cientifica on-line-Tecnologia, Gestão e Humanismo, v. 9, n. 2, 2019.
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421-434, 2016.
LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MARIÑO, Suzi. Método cientifico x processos criativos x metodologia de projeto em Design: Uma relação entre os métodos e o comportamento do ser humano no processo de criar. Salvador: UFBA-PPGAV, 2017. 21 p.
MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C. Ergonomia, Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: IUSER, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
PALMADE, Guy. Interdisciplinaridade e ideologias. Madrid: Narcea, 1979. SENA, Luiza (Org.).
ROZENFELD, Henrique; AMARAL, Daniel Capaldo. Gestão de projetos em desenvolvimento de produtos. São Paulo: Saraiva, 2006
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/