Arte em Aprendizagem

Autores

  • Roberto Calmon Pessoa Unijorge

Palavras-chave:

Arte, Ensinoaprendizagem, Novas Metodologias, Motivação intrínseca, Técnicas Didáticas

Resumo

O presente artigo relata os resultados obtidos até o acerca do movimento constante de busca de maior efetividade em ensino-aprendizagem através de reflexões, experiências e aprendizados obtidos durante os processos praticados na formação acadêmica de estudantes universitários do curso de Psicologia da Unijorge, Salvador/Bahia, especialmente nas disciplinas Teoria e Técnica Psicanalítica 1 {Psicanálise Freudiana), Teorias da Aprendizagem, Orientação Profissional e Saúde Mental no Trabalho {Saúde Psíquica em Organizações), que trouxeram à tona a utilização da arte como um componente importante do processo de transmissão e aquisição de conteúdos acadêmicos, bem como na capacidade de otimização dos relacionamentos interpessoais e entre pessoas com a instituição. Relaciona as técnicas desenvolvidas e seus resultados para o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Calmon Pessoa, Unijorge

Mestre em Psicologia pela UFBA, Docente do curso de Psicologia da Unijorge.

Referências

AREEPATAMANNIL, S, FREEMAN, J.G e KLINGER, D.A. lntrinsec motivation, extrinsic motivation, and academic achievement among lndian adolescents; em Soc Psychol Educ DOI 10.1007/s11218-011-9155- 1. Canada, 2011.

AUSUBEL, D.P. The Acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht, Kluwer Academic Publisher, 2000.

BERBEL, N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface, fev98, 139-154, 1998.

BORDENAVE, J.D. e PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Rio de Janeiro, Vozes, 2008 FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Psicologia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2006.

FREUD, S. Leonardo Da Vinci e Uma Lembrança da Sua Infância; em Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1980. Vol. X1 Routeledge, 2009.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70, 1995. WIGFIELD, A. e CAMBRIA, J. Students' achievement values, goal orientations, and interests: Definitions, development, and relations to achievement outcomes. Developmental Review, 30, 1-35. 2010.

KAUFMAN, J.C., AGARS, M.D e LOPEZ-WAGNER, M.C. The role of personality and motivation in predicting early college academic success in non-traditional students at a Hispanic-serving institution. Learning and Individual Differences, 18, 492-496. 2007.

KOFKA, K. Princípios de Psicologia da Gestalt. Cultrix, Saõ Paulo, 1975.

PELLETIER, D. , NOISEAUX, G. e BUJOLD, C. Desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal: enfoque operatório. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Vozes, 1977.

PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Tradução de Prof!! Maria Alice Magalhães D'Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1977.

RUSK, N e ROTHBAUM, F. From Stress to Learning: Attachment Theory meets Goal Orientation Theory. Review of General Psychology, 14{1), 31-43. 2010.

RYAN, R.M. e DECI, E.L. Promoting self-determined school engagement: Motivation, learning, and well- being; em Wentzel, K. R. e Wigfield, A. {Eds.), Handbook on motivation at school, pp. 171-196. New York, Routeledge, 2009.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70, 1995.

WIGFIELD, A. e CAMBRIA, J. Students' achievement values, goal orientations, and interests: Definitions, development, and relations to achievement outcomes. Developmental Review, 30, 1-35. 2010.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

PESSOA, R. C. Arte em Aprendizagem. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 78–85, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/94. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos