A RELAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA ED. INFANTIL

UMA REFLEXÃO PARA A FORMACÃO DOCENTE

Autores

  • Silvanne Ribeiro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Danúzia Neves Costa Brito Rede Municipal de Educação de Camaçari

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Ludicidade, Formação docente

Resumo

O presente artigo versa sobre a contribuição da ludicidade na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil. Mais especificamente, procurou-se elucidar questões sobre a relevância de atividades lúdicas no processo de aprendizagem relacionado à escrita, como também refletir acerca de saberes e habilidades que o pedagogo precisa desenvolver para alfabetizar letrando. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a apropriação da linguagem escrita de maneira significativa  e contextualizada,  considerando-se o lúdico como essencial na promoção da aprendizagem. Conclui-se que muitas propostas pedagógicas ainda apresentam resistências em utilizar o lúdico e  que o pedagogo necessita apropriar-se de teorias e saberes diversos sobre o desenvolvimento da criança, a fim de contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino-aprendizagem infantil. Nesse percurso, considera-se a importância de não desvencilhar a aprendizagem da linguagem escrita de momentos prazerosos permeados pela função lúdica e a urgência de construções de didáticas mais eficazes no processo de alfabetização e letramento.

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Biografia do Autor

Silvanne Ribeiro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Mestre e Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona - Espanha, Pedagoga pela Universidade Católica do Salvador, Professora Adjunta de curso de graduação e Pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e do Centro Universitário Estácio da Bahia.

Danúzia Neves Costa Brito, Rede Municipal de Educação de Camaçari

Pedagoga pela Faculdade da Cidade do Salvador, especialista em Psicopedagogia pela Fundação Visconde de Cairú, professora da rede Municipal de Educação de Camaçari.

Referências

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

RIBEIRO, S.; BRITO, D. N. C. A RELAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA ED. INFANTIL: UMA REFLEXÃO PARA A FORMACÃO DOCENTE. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 7, p. 65–77, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.com.br/revistaolhares/article/view/93. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos