A RELAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA ED. INFANTIL
UMA REFLEXÃO PARA A FORMACÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Ludicidade, Formação docenteResumo
O presente artigo versa sobre a contribuição da ludicidade na aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil. Mais especificamente, procurou-se elucidar questões sobre a relevância de atividades lúdicas no processo de aprendizagem relacionado à escrita, como também refletir acerca de saberes e habilidades que o pedagogo precisa desenvolver para alfabetizar letrando. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a apropriação da linguagem escrita de maneira significativa e contextualizada, considerando-se o lúdico como essencial na promoção da aprendizagem. Conclui-se que muitas propostas pedagógicas ainda apresentam resistências em utilizar o lúdico e que o pedagogo necessita apropriar-se de teorias e saberes diversos sobre o desenvolvimento da criança, a fim de contribuir de maneira eficaz para o processo de ensino-aprendizagem infantil. Nesse percurso, considera-se a importância de não desvencilhar a aprendizagem da linguagem escrita de momentos prazerosos permeados pela função lúdica e a urgência de construções de didáticas mais eficazes no processo de alfabetização e letramento.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. BACELAR, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil. Salvador (BA): Edufba, 2009.
BARROS, Célia Silva Guimarães. Psicologia e construtivismo. São Paulo: Ática, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília.
BROUGERE, Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
_______ . Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.
FERREIRO, Emília; Helena, Gonzales. Reflexões sobre a alfabetização. 24.ed. São Paulo: Cortez, 2001. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1984.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa/ Antonio Carlos Gil. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. HALL, Nigel. O brincar, o letramento e o papel do professor. In: Moyles, Janet R. (org.). A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006. Cap. 9. 135-147.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. 2010. 20 p. Disponível em: http://cenpec.org.br/biblioteca/educacao/artigos-academicos-e-papers/brinquedos-e-brincadeiras-na-educacao-infantil > acesso em: 15 de Março de 2015.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
MORAIS, Artur Gomes. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
RIBEIRO, Silvanne. Reflexões acerca das metodologias alfabetizadoras no Brasil. Presente! revista de educação. Salvador, nº 69, p. 19-26, dezembro de 2010.
RIBEIRO, Silvanne; TEBEROSKY, Ana. Sensibilidad a aspectos sonoros de las palabras y su relación con el aprendizaje de la escritura. Psicología Educativa - Revista de los Psicólogos de la Educación. Madrid, vol.16, n. 2, p.135-146, 2010.
________ .Extracción y segmentación de palabras y alfabetización inicial. In E. Diez- Itza (Ed.). Estudios de desarrollo del lenguaje y educación. V Congreso Internacional de Adquisición del Lenguaje. Ed. Universidad de Oviedo: Oviedo, 2007.
SAMPSON, Geofrey. Sistemas de escritura - Análisis Linguísticos. Barcelona: Editora Gedisa, 1985.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 194 p.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Proposta Constructivista per aprendre a llegir y a escriure. Barcelona: Vicens Vives, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/